UFPI vai adotar cotas no próximo vestibular

07/06/2006 11:23

A Universidade Federal do Piauí irá reservar 5% das vagas no próximo vestibular para estudantes de escolas públicas. A novidade torna a instituição pioneira na adoção de um sistema de cotas no Estado e deverá beneficiar apenas estudantes que cursaram todos os níveis de ensino em instituições públicas.

A adoção do sistema de cotas foi anunciada na manhã desta terça-feira, 06 de junho, pelo reitor da UFPI, Luiz de Sousa Santos Júnior, que foi autor da proposta já aprovada pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão - Cepex da instituição. De acordo com o reitor, o sistema de cotas será oficializado a partir de uma resolução do Conselho, que sairá ainda este mês. ?Ainda vamos discutir melhor essas modificações na próxima reunião do Conselho, agendada para o dia 14. Depois disso, vamos publicar uma resolução com os detalhes?, informa.

Ele adiantou que as modificações estarão em vigor no próximo Programa Seriado de Ingresso na Universidade - PSIU. A decisão só beneficiará aqueles que provarem ter cursado o ensino fundamental e o médio em escolas públicas.

Apesar do sistema de cotas nas universidades públicas ser alvo de uma série de projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional, Luiz Júnior destacou que esta é uma iniciativa da UFPI, por meio de resolução do Cepex.

CoordCom