UFPI e Capes promovem curso para uso do Portal Periódicos

05/06/2006 10:02

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação realizará no período de 26 a 28 de junho, no Auditório do Centro de Tecnologia, um treinamento para uso do Portal de Periódicos. O curso é destinado a professores, pesquisadores, estudantes e servidores da UFPI e das instituições participantes do portal no Piauí.

Durante o treinamento, os participantes assistirão a apresentações de diversas bases de dados do Portal de Periódicos e poderão esclarecer dúvidas. Os treinamentos serão ministrados por instrutores das editoras das bases de dados integrantes do Portal e por assessores técnicos da Capes. Segundo a coordenadora do Portal, Elenara Chaves, as oficinas têm como meta atingir o usuário final. "O pesquisador poderá conhecer todas as ferramentas oferecidas por cada base de dados. Ele irá passar essas informações e será um multiplicador junto aos seus alunos de graduação e pós-graduação", diz.

O portal conta hoje com mais de 80 mil acessos diários. "O conteúdo do Portal é muito abrangente e muito importante para o desenvolvimento do ensino e da pesquisa das universidades. Por isso, cada vez mais, queremos ensinar as pessoas a usarem e, conseqüentemente, aumentar o número de acessos", afirma o diretor de Programas da Capes, José Fernandes de Lima. Para participar do treinamento, os interessados deverão inscrever-se através do e-mail treinamento@periódicos.capes.gov.br.

O Portal de Periódicos é uma biblioteca virtual, de fácil acesso à informação científico-tecnológica mundial. O Portal disponibiliza conteúdo atualizado e de alta qualidade, permitindo consultas e acesso a artigos científicos completos. São mais de nove mil títulos de artigos científicos com 181 instituições de educação superior usuárias do serviço.

Mariana Gonçalves