UFPI agenda dia da solidariedade em Teresina

02/06/2006 15:23

A Universidade Federal do Piauí dará mais um importante passo nas atividades de ação social. A universidade será um membro dos grupos que lutam em favor da vida, pois na agenda universitária, o dia 07 de junho está marcado para ser o dia da solidariedade em favor dos pacientes com produção anormal de células sanguíneas. Será na manhã desta data que a UFPI lançará a campanha de doação de medula óssea, no pátio da Biblioteca Central, às 8:30 horas.

O Campus Ministro Petrônio Portela será transformado em um ambiente de solidariedade, capaz de sensibilizar a sociedade para a grande importância de ser um doador de medula óssea. A campanha tem caráter informativo e visa explicar sobre todas as características e aspectos da doação, incluindo as vantagens tanto para o doador, como principalmente, para o receptor. A campanha é um trabalho conjunto entre UFPI, HEMOPI, Central de Transplantes, Grupo de Apoio das Senhoras do Hospital São Marcos e Setor de Hematologia.

No segundo período de 2005, os alunos da disciplina Tópicos Especiais em Comunicação do curso de Comunicação Social da UFPI realizaram a prática de produção das peças criativas da campanha sob a orientação e coordenação do Professor Iônio Silva. De inicio, os alunos fizeram pesquisas de público para identificar qual ponto a ser enfocando e de como a campanha deveria ser melhor esquematizada e produzida.  A coordenação da campanha vem trabalhando constantemente para que se possam atingir os objetivos.

Sabe-se que o problema de compatibilidade entre doador e receptor é a muralha a ser quebrada. No Brasil, a mistura racial é grande, o que dificulta ainda mais a procura pelo doador ideal. Portanto, a existência de um número cada vez maior de pessoas interessadas em doar medula óssea facilita a busca por um tipo compatível e quanto mais voluntários cadastrados nos bancos de doadores, maior será a possibilidade de se encontrar um doador que possa salvar a vida de um doente. Enfocando este aspecto, UFPI dará esse primeiro e importante passo para aumentar a demanda de doadores em nosso Estado. O mais importante é poder de forma direta contribuir para a demanda de doadores, sendo o ponto base, o cadastramento de pelo menos 1.500 voluntários à doação.

As atividades de sensibilização não serão restritas à comunidade teresinense. A UFPI pretende estender esta ação de solidariedade para os campus de expansão da universidade. Em etapas posteriores, as comunidades de Parnaíba, Bom Jesus e Picos também serão contempladas com a campanha e assim, estarão informadas de como podem ser membros  ativos e diretos nesta ação em favor da vida. A UFPI sabe da importância que é para um doente ter em mãos a garantia de que a vida é bastante futura e promissora e com esta campanha necessita e quer estender cada vez mais esta mentalidade.

Por Jackelline Carvalho