UFPI realiza II Curso Internacional de Música

31/05/2006 15:38

A Universidade Federal do Piauí vai realizar, no período de 14 a 19 de agosto, o II Curso Internacional de Música. Durante o evento serão ministrados os cursos de canto, regência, trompete, oboé e composição. O evento também terá palestras científicas sobre o ensino de piano e relatos de pesquisa musicológica voltadas à música brasileira. Durante o curso serão realizados vários concertos com os professores e um concerto final com os alunos participantes. As aulas serão ministradas nas salas de Centro de Ciências da Educação e os concertos serão realizados nas Igrejas de Teresina.

O curso será uma excelente oportunidade para os alunos e profissionais da música atualizarem os seus conhecimentos. O festival é único no Meio Norte do Brasil e vai trazer para Teresina profissionais de alto nível que lecionam em universidades norte-americanas.

O reitor da UFPI, professor Luiz Santos Júnior, garantiu aos professores que ministrarão as aulas no curso transporte e alimentação. O evento é um marco na nova história do Departamento de Educação Artística. A UFPI pretende firmar parcerias após o evento com os professores de outras universidades e, assim, mudar o cenário musical na Piauí.

O professor Vladimir Silva, um dos organizadores do curso, diz o evento objetiva aprimorar o trabalho dos estudantes e profissionais da música da região Meio Norte do Brasil. ?O intercâmbio entre professores e alunos de renomadas instituições nacionais e internacionais é de extrema importância para a consolidação das práticas musicais nesta região do Brasil, ainda tão carente de sólidos programas musicais no âmbito da graduação e da pós-graduação? ? afirma Vladimir.

As inscrições estarão abertas a partir de 1º de julho. Os pré-requisitos para inscrição estão em processo de definição. Em todos os cursos haverá processo seletivo. Serão selecionados os candidatos com melhor perfil acadêmico e profissional para que as aulas e recitais possam acontecer num curto espaço de tempo. Os iniciantes poderão assistir às aulas como ouvintes.

O professor Vladimir diz que a comissão espera que aproximadamente 200 pessoas participem do evento, incluindo músicos de Teresina e de outros estados, como, por exemplo, Paraíba, Pernambuco, Ceará e Maranhão. Tendo em vista os custos envolvidos no festival, a expectativa é que a taxa de inscrição fique entre 100 e 150 reais.

Dos cursos e palestras poderão participar estudantes e profissionais da música. Os recitais serão abertos à comunidade e terão entrada gratuita.

Confira os professores que ministrarão as aulas:

• Canto (Dr. Lori Bade, Louisiana State University)
  • Regência (Dr. Gary Packwood, University of Montevallo e Dr. Vladimir Silva, UFPI)
  • Trompete (Dr. Jack Laumer, Texas State University)
  • Oboé (Dr. Ian Davidson, Texas State University)
  • Piano (Profa. Ms. Maria Célia Vieira, Universidade Federal de Uberlândia e Profa. Ms. Bruna M. de L. Vieira, UFPI)
  • Composição (Prof. Ms. Joaquim Ribeiro F. Neto, UFPI)
  • Musicologia (Dr. João Berchmans de C. Sobrinho, UFPI e Dr. Alberto Dantas, UFMA).

Iane Carolina