UFPI completa 35 anos com projeto de reestruturação do HU

29/05/2006 16:10

Na manhã desta segunda-feira (29), o reitor da Universidade Federal do Piauí, professor pesquisador Luiz Santos Júnior, ofereceu um Café da Manhã à imprensa com a finalidade de lançar oficialmente o selo comemorativo dos 35 anos da UFPI, que marca não apenas o aniversário da universidade, mas também seu pioneirismo no estado como Instituição de Ensino Superior. Durante o evento, o reitor anunciou o novo projeto do Hospital Universitário, que visa à obtenção de recursos junto ao Governo Federal para a reforma do hospital.

O projeto foi elaborado pelo arquiteto Júlio Medeiros e sua equipe, que realizaram um estudo das reais condições do ambiente. As mudanças também foram discutidas e propostas pelo reitor e pelo diretor do Hospital Universitário, Dr. Carlos Iglesias, junto com pró-reitores, diretores e coordenadores.

O arquiteto Júlio Medeiros apresentou a planta baixa elaborada para a reforma estrutural do HU e salientou o atual desperdício de espaço do prédio e a necessidade de sua adaptação às novas demandas hospitalares. ?A intenção é otimizar todo o complexo para uma melhor utilização de sua área, vinculada a um custo menor de manutenção. Consultórios serão ampliados, todo acabamento sofrerá melhorias e salas de cirurgias serão reestruturadas. Todo o prédio passará por uma atualização segundo as novas tendências da arquitetura hospitalar?, explica o arquiteto.

O professor Luiz Junior deixou claro que o objetivo da empreitada é tornar o HU finalmente funcional para o atendimento junto à sociedade. ?A nossa proposta é fazer do HU um centro de referência em Neurocirurgia e Cardiologia. Nós já temos os funcionários concursados que faltam em outros hospitais universitários, o que nos falta é estrutura e equipamentos?, declara.

O projeto está orçado em 17 milhões de reais, que garantiriam não apenas os custos da obra, mas também a aquisição de equipamentos modernos de tomografia, mamografia, dentre outras tecnologias que capacitariam o hospital a atender em média e alta complexidade. O reitor viaja nesta quarta-feira (31) para Brasília, onde participará de reuniões com os ministros da Educação e da Saúde em busca de recursos para a efetivação do novo projeto do Hospital Universitário.

Assessoria da UFPI