Uniafro seleciona projeto da UFPI

29/05/2006 15:46

A Universidade Federal do Piauí recebeu aprovação do Programa de Ações Afirmativas para a População Negra-Uniafro, desenvolvido pelas secretarias de Educação Superior, de Educação Continuada e de Alfabetização e Diversidade do MEC. Com o projeto ?Políticas de Ação Afirmativa para Afro descendentes na Universidade Federal do Piauí?, a UFPI faz parte das 22 instituições de ensino superior selecionadas para participar do Uniafro este ano, a partir de junho. Cada projeto receberá até R$ 150 mil para apoiar políticas de ação afirmativa para a população negra.

Os projetos, com um coordenador responsável, devem contemplar um dos três eixos do programa, seja na publicação, formação de profissionais da educação e promoção do acesso da permanência na educação superior. As publicações devem dar ênfase a aspectos regionais e devem ser de obras, materiais didáticos e paradidáticos. Com prioridade às áreas de História do negro no Brasil, literatura afro-brasileira e africana, História do negro nas Américas e educação das relações étnico-raciais, os cursos poderão ser presenciais ou a distância.

Visando dar acesso e permanência aos negros no ensino superior, o edital do Uniafro abriu o programa para contemplar universidades federais e centros federais de educação tecnológica com educação superior que possuam Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros-Neabs e universidades estaduais que tenham Neabs ou grupos afins. O Uniafro tem um orçamento para este ano de R$ 2,5 milhões para apoiar projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Por Jackelline Carvalho