Brasil Brasil Acesso

Notícias

UFPI tem projeto de Educação Tutorial aprovado com mérito

18/05/2006 21:15

A Universidade Federal do Piauí tem dado passos largos no que diz respeito ao reconhecimento do seu trabalho como fomentadora do desenvolvimento científico e tecnológico do país. Prova disso foi a aprovação do Programa de Educação Tutorial ? PET da universidade pelo Ministério da Educação como uma das melhores propostas apresentadas, ficando à frente de instituições como Universidade de Brasília ? UnB e Universidade de São Paulo ? USP.

Criado e implantado em 1979 pela CAPES, o PET é um programa acadêmico direcionado a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior que recebem orientação acadêmica de professores-tutores. A idéia é envolver os estudantes num processo de formação integral, propiciando-lhes uma compreensão abrangente e aprofundada de sua área de estudos.

O programa tem como principais objetivos a melhoria do ensino de graduação, a ampla formação do aluno, a interdisciplinaridade e a atuação coletiva, além do planejamento e execução de um cronograma diversificado de atividades acadêmicas. Além da preparação dos alunos para o exercício profissional de forma crítica e ética.

O Departamento de Geografia e História foi contemplado pelo PET 2006, com a proposta coordenada pelo professor pesquisador Edwar Castelo Branco. Um dos motivos que incentivaram a inserção da universidade no programa foi o fato de o departamento ter mantido, entre as décadas de 1980 e 1990, um Programa Especial de Treinamento, que funcionou dentro das premissas e dos objetivos traçados pelo PET.

A proposta da UFPI tem o objetivo de familiarizar os graduandos de História com a prática da pesquisa acadêmica, procurando difundir o conhecimento e incentivar sua produção. O projeto pretende fortalecer o acervo documental da universidade, através de um treinamento específico para a elaboração de artigos científicos, e estimular a solidariedade do grupo com a implementação de políticas de extensão voltadas para a inclusão de populações carentes.

Para o primeiro ano de atuação, foram traçadas quatro estratégias de ação: leitura dirigida que permitirá ao grupo tutorado compreender as principais referências teóricas que orientam o trabalho do historiador na atualidade; criação de um reforço escolar voltado para o atendimento a populações carentes em Teresina; constituição de um banco de dados a partir do levantamento dos trabalhos monográficos produzidos no âmbito da graduação em história da UFPI; e aproximação com outras áreas de estudo para estabelecer uma interlocução que permita um trabalho interdisciplinar voltado para o patrimônio arqueológico do Piauí.

Para o pesquisador Edwar Castelo Branco, é notável o avanço da pós-graduação da UFPI, fruto de grandes investimentos que possibilitaram a formação de especialistas, mestres e doutores pela própria universidade. Para ele, o ensino de graduação não seguiu o mesmo ritmo de crescimento da pós-graduação, quadro que vem se modificando com a atual administração. ?Hoje, só no âmbito do Centro de Ciências Humanas e Letras existem três programas de mestrado em pleno funcionamento, dentre os quais destaca-se o Programa de Mestrado em História do Brasil. É imprescindível que, sem descuidar de avançar na pós-graduação, sejam retomadas políticas de fomento e qualificação à graduação, a fim de que o graduando chegue, não apenas ao mestrado e ao doutorado, mas à própria carreira, com formação técnica e humanista?, declara.

PREG seleciona bolsistas para o programa PET-História

Por Mariana Gonçalves

Notícias

publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, (86)3215-5525, Fax (86)3215-5526, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.