Várias atividades no I Fórum de Piauiense de Avaliação

05/05/2006 11:33

Solenidade de AberturaDepois da abertura cheia de arte e cultura, o I Fórum Piauiense de Avaliação Institucional teve sua programação cheia de atividades. Além das conferências, a Universidade Federal do Piauí inaugurou na noite de sexta (5) o Observatório das Juventudes, um projeto da UFPI em parceria com várias empresas voltado à formação dos jovens. Coordenado pela professora Helena Cortez de Melo, o Observatório fornece pesquisas sobre a juventude da comunidade local para que parceiros como a Cares Brasil, possam formular projetos voltados para a juventude.

Ainda na manhã de sexta a professora Dra Ana Maria Iório, da UFC, tratou do tema: Flexibilização e avaliação do currículo de graduação das Instituições de Ensino Superior. A professora falou da importância da flexibilização do currículo atrelada à avaliação docente e discente. Para ela, a flexibilização nas IES surge para romper a rigidez dos currículos e assim permitir a melhor formação dos alunos. ?A flexibilização permite que as IES formem muito mais que profissionais, permite que forme cidadãos? ? ressalta professora Ana Iório.

A professora Nadja Viana, representante da Comissão Nacional de Avaliação Superior ? CONAES ? defendeu a flexibilização da avaliação das IES. Nadja Viana diz que cada instituição deve ser avaliada de acordo com a sua proposta de educação. Ela ressalta que os avaliadores devem levar em conta muito mais que as instalações físicas de uma instituição, mas observar se ela oferece uma estrutura curricular de acordo com o plano pedagógico. ?Neste país é impossível ter um modelo único de instituição, o que devemos é orientar as IES para definnirem seu plano de educação? ? relata Nadja Viana.

A organizadora do Fórum, professora Dra Carmesina Ribeiro Gurgel, na manhã deste sábado (6) fez uma avaliação da UFPI. Ela mostrou resultados satisfatórios conseguidos depois das avaliações nessa administração. Carmesina diz que a Universidade deu um salto de 20% de melhoria em todos os indicadores. A expansão foi uma das prioridades, com a marca de 61 cursos, a UFPI pretende instalar mais 19 no próximo ano. Além da expansão, a UFPI conseguiu aumentar do índice do quadro de docentes e fazer a reforma da grades curriculares. Carmesina assegura que a constante avaliação vem sendo realizada na UFPI, prova disso é a realização de seminários e fóruns como este que foi realizado. ?Na administração do professor Júnior, consolidamos a cultura de avaliação para que a UFPI possa estar melhorando a cada dia? ? relata Carmesina Gurgel.