UFPI realiza o maior concurso de sua história

27/04/2006 16:12

As provas do maior concurso público para professor efetivo da história da Universidade Federal do Piauí - UFPI acontecerão neste domingo (30), a partir das 7h30, no Campus Ministro Petrônio Portela, em Teresina. Ao todo foram efetuadas 886 inscrições, das quais 695 foram deferidas e 191 indeferidas. A primeira etapa do processo seletivo visa a contratação de 100 novos professores, sendo 40 para o Campus Professora Cinobilina Elvas, em Bom Jesus; 30 para o Campus Senador Helvídio Nunes de Barros,  em Picos; e outras 30 para o Campus  Ministro Reis Velloso, em Parnaíba, abrangendo 77 áreas do conhecimento. A segunda etapa ira contratar mais 26 professores para o Campus de Teresina.

As vagas foram criadas para atender à demanda gerada pelo projeto de expansão da UFPI, que prevê a criação de 10 cursos no interior do Estado. Até 2007 serão 19 novos cursos, totalizando uma oferta de 1900 vagas, com a previsão de mais 3000 para o Ensino à Distância, que serão somadas as 2.345 vagas disponibilizadas atualmente. Para o reitor Luiz Santos Júnior, a Universidade vive um momento ímpar da sua existência, pois é como se fossem criadas mais duas universidades dentro da UFPI.

O professor João da Cruz Xavier Neto, coordenador da Comissão Organizadora Central do concurso, destaca a alta concorrência do processo. Ele cita o exemplo de Picos, que teve 41 inscrições deferidas para a área de Educação, para a qual estão sendo oferecidas três vagas. A área de Solos  dispõe de uma vaga, que está sendo pleiteada por 10 doutores. A Comissão recebeu cerca de 400 inscrições de outros Estados e até de outros países. O resultado da prova escrita está previsto para o dia 09 de maio, quando será divulgada a relação de candidatos classificados para a 2ª etapa, composta de prova didática e de títulos.

?A expansão da UFPI vai provocar um impacto fortíssimo no desenvolvimento do Piauí. Para se ter uma idéia, uma cidade pequena como Bom Jesus vai receber 40 famílias (de professores) com renda média de R$ 4 mil. Sem falar na infra-estrutura que já está sendo criada nas cidades para que possam receber os novos cursos?, afirma o coordenador.

Para o reitor, professor Luiz Santos Júnior, o projeto de expansão da UFPI é extremamente arrojado e vai provocar uma mudança significativa nas regiões Norte, Central e Sul do Piauí, onde vão se instalar novos profissionais, com mentalidade nova, massa crítica e capacidade de bem influenciar os modos de produção e a vida dos moradores locais. ?Em apenas um ano e meio de nossa gestão estamos triplicando o tamanho da Universidade em oferta de vagas na Graduação?, finalizou o reitor.

Por Cristal Sá