Reforma livra Departamento de Matemática de alagamentos

19/04/2006 09:34

Dique de proteçãoUma das mais antigas reivindicações do Departamento de Matemática foi atendida pelo reitor da UFPI, professor Luiz Santos Júnior, que determinou à Diretoria de Projetos e Obras ? DIPRO, a construção de um dique de proteção na área do Centro de Ciências da Natureza. O CCN passava por sérios problemas de alagamento em época de chuvas, o que causava constantes transtornos aos alunos e professores do departamento.

O engenheiro José Alves Mendonça Filho, chefe da Divisão de Controle de Obras, explica que o problema foi originado dos calçamentos do Bairro Ininga, que foram construídos sem galerias para o escoamento das águas das chuvas. ?O terreno da universidade é mais baixo e a água termina escoando para dentro do campus com maior velocidade e volume?, explicou.

Para canalizar a água, a DIPRO aumentou a capacidade da calha localizada próxima ao muro da universidade com a construção de um dique de 440m. Além disso, foram construídas calhas de concreto nas laterais do departamento e colocadas calhas de zinco no telhado do bloco. Segundo o chefe da Divisão, foi encontrada uma solução simples e barata para o problema.

O diretor do Centro de Ciências da Natureza, professor Helder Nunes da Cunha, reforça que o problema era antigo e nada tinha sido feito para solucioná-lo, o que acarretava prejuízos tanto para os professores quanto para os alunos do centro. ?Esta era uma reivindicação antiga e só a atual administração foi sensível ao problema?, declarou, acrescentando que o reitor acatou a solicitação do departamento e da diretoria do Centro e acionou a DIPRO para que resolvesse o problema.

A representante do Centro Acadêmico de Matemática, Alcilene Soares, lembra da época em que os alagamentos eram constantes no departamento. ?A água chegava a entrar nas salas de aula. Já aconteceu dos alunos assistirem aulas com os pés na água. A reforma melhorou em muito a situação porque hoje isso não acontece mais?, afirma.

A estudante de Matemática, Waldelina Maria da Silva, fala da apreensão dos professores e alunos quando o inverno se aproximava. ?Muitas vezes as aulas eram suspensas porque as salas estavam alagadas. Houve uma vez em que os alunos tiveram que subir nas carteiras porque a água inundou a sala. Hoje a água não passa mais, o que melhorou muito porque agora não precisamos mais nos preocupar com o período chuvoso?, declarou.

?Antes da reforma nós tínhamos um problema muito sério, todos os anos as salas de aula e gabinetes de professores eram alagados no período das chuvas. Alguns professores perderam livros por causa dos alagamentos. Nós tínhamos que colocar os estabilizadores do laboratório de informática em cima das mesas para que não fossem atingidos pela água. Com a construção das calhas a água não acumula mais, o que nos permitiu atravessar o inverno sem transtornos?, afirmou o professor João Xavier da Cruz Neto, chefe do Departamento de Matemática.

Por Cristal Sá