Reitor define vagas para técnico-administrativo no EAD

19/04/2006 08:13

Após ter a UFPI devidamente credenciada para ofertar o Curso de Administração, na modalidade a distância, como parte do Projeto Universidade Aberta do Brasil (UAB), o Reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior, orientou a Coordenação da Comissão de Educação a Distância (EAD) a ofertar vagas específicas para servidores técnico-administrativos da Universidade definidas por ocasião do lançamento do 1º Edital de Processo Seletivo Especial para o Curso de Graduação em Administração na modalidade EAD (Curso Piloto), valorizando a categoria, o seu trabalho, e a necessidade de qualificação permanente. Assim, das 500 vagas a serem ofertadas inicialmente, 350 são destinadas a funcionários do Banco do Brasil, 50 para os parceiros do Consórcio (sendo 50 para a UESPI e 10 para o CEFET-PI), 40 para a comunidade em geral e, de forma destacada, 50 para os servidores da UFPI.

O referido Edital será lançado nesta segunda-feira, 17, para conhecimento da comunidade, com inscrições previstas para o período de 2 a 9 de maio de 2006. As provas serão aplicadas no dia 21 de maio deste ano em várias cidades-pólo, cujo conteúdo abordará questões de Português e Matemática, além de Redação. O início das aulas acontecerá dia 19 de junho de 2006.

A atenção dada à qualificação do servidor se reveste da maior necessidade e importância tendo em vista também o alcance dos objetivos traçados no Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI (2004-2009), pois compõem e dão cobertura ao trabalho acadêmico em sua amplitude, auxiliando os docentes, os alunos e as rotinas de trabalho em todas as atividades-fim e meio. Assim, o servidor da UFPI selecionado no Processo Seletivo Especial terá liberação de parte de carga horária para se qualificar.

De forma coadjuvante, a Diretoria de Recursos Humanos (DRH) está ultimando estudos para dimensionar diversos cursos de extensão e vagas para servidores técnico-administrativos através do Programa de Qualificação Permanente dos Servidores Técnico-Administrativos de acordo com as necessidades e demandas apropriadas dos diversos setores, dando oportunidade de qualificação permanente aos nossos funcionários, ao tempo em que poderão melhor contribuir com o desenvolvimento da UFPI.

Este Programa está dividido conforme as clientelas: (1) Educação de Jovens e Adultos (EJA) para aqueles que ainda não sabem ler e escrever; (2) cursos de extensão de até 60 horas especialmente para os de Nível Fundamental; (3) cursos de extensão de 90, 120 e 150 horas para os de Nível Médio e Superior nas áreas administrativas de materiais e serviços: licitação, almoxarifado, protocolo, cerimonial, secretariado, técnicas de laboratório, informática (editor de texto, planilha eletrônica, power point, internet), recursos humanos, relações humanas e cursinho nas áreas de Matemática, Português e Redação, todos ofertados em módulos atendendo ao princípio da flexibilização curricular, adequação de cronogramas e o consórcio necessário destas atividades com a normalidade funcional.

Desta forma, a Administração da UFPI se antecipa a efetivação do Plano de Capacitação, em elaboração, a ser aprovado no prazo de até 180 dias após a assinatura por parte do Governo Federal das Diretrizes de Capacitação do Servidor, melhorando o desempenho e o salário. Neste sentido a Administração Superior solicita a colaboração de cada um nesta importante construção, pois as relações e as alternativas de trabalho têm relevo especialmente em função de adequações necessárias a serem processadas no setor de pessoal.

Assessoria de Comunicação Social da UFPI.