Programa de educação nutricional beneficia Vila do Avião

17/04/2006 14:20

No próximo dia 25 de abril, o Departamento de Nutrição dará início à 2ª fase do projeto de pesquisa ?A assistência domiciliar na perspectiva da qualidade da saúde e nutrição das famílias do Programa Saúde da Família?, que está sendo realizado no bairro Vila do Avião, em Teresina.

O projeto está sob a coordenação da professora Marize Melo e faz parte do Programa de Educação Nutricional, que vem sendo desenvolvido pelo departamento desde outubro de 2005. A atividade conta com financiamento da FAPEPI, Ministério da Saúde, Ministério da Ciência e Tecnologia e CNPq.

A primeira parte do projeto contou com a participação de professores pesquisadores da UFPI, alunos do 5º e 6º períodos do curso de Nutrição e agentes comunitários de saúde, que realizaram um levantamento da situação socioeconômica, demográfica, de saúde e nutrição da comunidade local. A equipe trabalhou com 307 famílias, num total de 1452 pessoas.

A segunda etapa prevê a educação nutricional da comunidade através de eventos a serem realizados na escola e comunidades locais. Esta fase também conta com a colaboração dos alunos da disciplina Educação Nutricional, que participarão ativamente da realização de uma feira de alimentos, cuja programação envolve atividades recreativas e palestras.

?A intenção é melhorar a qualidade de saúde e nutrição dos moradores da Vila do Avião, independente da faixa etária?, afirma a professora Marize Melo. A próxima atividade realizada pelo projeto será uma oficina sobre alimentação saudável para os agentes comunitários de saúde que atuaram na primeira fase dos trabalhos.

Feira de Alimentos ? ?Alimentação Saudável?

25/04 ? terça-feira

Palestra ?Alimentação saudável para o escolar?
Local: Escola Profª Alda Neiva

06/05 ? sábado

Palestra ?Alimentação saudável para gestantes e nutrizes?
Local: APCDEP

20/05 - sábado

Palestra ?Alimentação saudável para o idoso?
Local: Igreja Batista

Informações: Departamento de Nutrição - 3215-5863