UFPI é autorizada a oferecer ensino superior a distância

11/04/2006 17:35

A Universidade Federal do Piauí ? UFPI vai oferecer cursos superiores a distância, conforme autorização do Ministério da Educação, concedida pela Portaria nº. 867, de 7 de abril de 2006, publicada nesta terça-feira (11), no Diário Oficial da União. Os projetos de cursos a distância serão encaminhados ao MEC nesta quarta-feira (12), com proposta de criação de sete cursos de Graduação, cada um com três pólos, totalizando uma oferta de 3000 vagas para 2007.

O ensino a distância é um projeto antigo do reitor da UFPI, professor Luiz Santos Júnior, que desde 98 vem se dedicando ao tema e buscando apoio dos docentes da Universidade para encaminhamento de propostas. ?É como a realização de mais um sonho perceber que o ensino a distância chega, definitivamente, à Universidade Federal do Piauí. Primeiro, conseguimos aprovar um arrojado projeto de expansão, com oferta de mais 1900 vagas anuais e criação de dois novos campi avançados na UFPI; agora chegou a vez do ensino a distância. É como se estivéssemos criando uma terceira universidade?, declarou o reitor, acrescentando que o apoio dos professores, dos diretores de Centro e do Governo do Estado é imprescindível para o êxito do projeto.

Ainda em 2006 a UFPI estará oferecendo o curso de Administração em parceria com o Banco do Brasil, que servirá de piloto do ensino a distância na UFPI, com calendário já definido para lançamento de edital, inscrições dos candidatos e realização do vestibular especial para seleção dos primeiros 500 alunos. Em 2007 serão oferecidos os cursos de Química, Física, Biologia, Matemática, Pedagogia e Administração, cada um com 450 vagas distribuídas em três pólos, e Sistemas de Informação, com 300 vagas em dois pólos.

O ensino a distância faz parte do Projeto Universidade Aberta do Brasil ? UAB e estará sendo realizado no Estado em consórcio com a Universidade Estadual do Piauí ? UESPI e o Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí ? CEFET. A UFPI terá um Pólo Central, onde será instalado o Núcleo de Pesquisa em Ensino a distância e toda estrutura física com videoconferência. Outros pólos serão instalados em municípios piauienses para a consecução do projeto. A previsão é que sejam criados 12 pólos em todo o Estado, sob coordenação do professor MSc. Gildásio Guedes Fernandes, que realiza doutoramento na área.

A Universidade Aberta foi criada pelo Ministério da Educação em 2005 para a articulação e integração de um sistema nacional de educação superior a distância com o objetivo de sistematizar ações pertencentes às políticas públicas voltadas para a ampliação e interiorização da oferta do ensino superior gratuito e de qualidade no Brasil, em parceria com instituições públicas nos três níveis governamentais, além da participação das universidades publicas e demais organizações interessadas.

Curso piloto para junho de 2006 - Bacharelado em Administração.

O Edital para o vestibular especial será lançado neste 17 de abril para conhecimento da comunidade e as inscrições serão realizadas no período de 02 a 09 de maio. O conteúdo a ser explorado neste vestibular será: Português, Matemática e Redação. As provas serão aplicadas no dia 21 de maio de 2006. O início das aulas acontecerá dia 19 de junho de 2006.

.

Por Ionio Silva