CCE presta homenagem ao Prof. Mariano da Silva Neto

10/04/2006 19:24

O Centro de Ciências da Educação recebeu nesta segunda (10) o nome do Professor Mariano da Silva Neto, uma homenagem a um dos grandes colaboradores da UFPI. Como idéia dos professores do Departamento de Fundamentos da Educação, a proposta foi enviada, votada e aprovada pelo Conselho Universitário, ainda no ano passado.

Dentre as atividades que exerceu, Mariano da Silva Neto foi professor do Departamento de Fundamentos da Educação, Pró-Reitor de Extensão e de Planejamento da UFPI, Diretor do CCE e, já aposentado de suas funções na UFPI, foi membro do Conselho Estadual de Educação no Piauí, cuja sala também recebeu seu nome.

A esposa do Professor Mariano da Silva Neto, a chefe de Gabinete da Reitoria, Carminda Luzia da Fonseca Reis Silva, emocionou a todos com seu discurso. Ao lado dos filhos, Carminda relembrou com carinho e lágrimas nos olhos os momentos que viveu com o homem que foi mais que um educador ou administrador.

?Peço licença às pessoas aqui presentes não para homenagear o homem que ajudou a educação piauiense, mas relatar a saudade e as boas lembranças de um pai dedicado e um marido amoroso?. Com estas palavras Carminda teceu comentários em que reviveu momentos de ternura que o professor  e pai teve em sua vida com a esposa e os filhos.

O Reitor da UFPI, Professor Luiz Santos Júnior, apesar de confessar ser uma tarefa difícil se pronunciar depois da fala emocionante de Carminda, afirmou que ali era um momento de festa, de comemoração, pois era a homenagem a umas das pessoas mais importantes que a Universidade teve em sua formação. Um professor que por muitos anos dedicou sua vida, sua carreira à universidade e assim, desenvolveu um trabalho ímpar na instituição.