Alunos de jornalismo da UFPI fazem campanhas sociais

03/04/2006 15:40

Alunos do Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Piauí, sob a coordenação do Professor Ionio Silva, estão realizando campanhas de sensibilização ?para a doação de medula óssea? e educativa ?para acabar com o desperdício de comida no Restaurante Universitário da UFPI?. As campanhas fazem parte das atividades práticas da disciplina Tópicos especiais em Comunicação do curso.

Para a realização destas campanhas, os alunos foram divididos em duplas, e com a orientação do professor, fizeram as peças criativas. Os alunos fizeram a defesa das idéias em sala de aula e as duas campanhas que estão em fase de produção na agência foram escolhidas pela turma.

A Campanha de Medula Óssea, com o apoio do LIB, tem caráter informativo e visa explicar à população sobre todas as características e aspectos da doação de medula óssea, incluindo as vantagens tanto para o doador como para o receptor da medula e dessa forma sensibilizar a população sobre o assunto.

A campanha do RU da UFPI, com o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários-PRAEC, é educativa, com o objetivo de sensibilizar a comunidade da UFPI para evitar o desperdício de comida no restaurante da universidade, mostrando os prejuízos conseqüentes desta prática. Trata-se de uma campanha que envolve a resposabilidade social do cidadão.

Estas campanhas como atividades práticas do curso de Jornalismo da UFPI são partes integrantes das ações que a Comunicação Social deve implantar no seio da sociedade. São essas práticas sociais uma das funções da Comunicação e dessa forma, alunos, professores e a universidade estão aplicando conhecimentos para a prática de atividades junto à sociedade. Com a realização das campanhas, o curso de Jornalismo da UFPI trabalha socialmente, fazendo a sua parte enquanto membro social.

Por Jackelline Carvalho