RU da UFPI: boa refeição e preocupação com o desperdício

31/03/2006 20:36

Há quase 30 anos o Restaurante Universitário-RU da Universidade Federal do Piauí vem oferecendo alimentação a baixo custo à comunidade universitária, incluindo estudantes, professores, servidores técnicos administrativos e servidores terceirizados. Os trabalhos são criteriosamente planejados de forma qualitativa, mas existe uma  problemática: o desperdício de alimentos praticado pelos freqüentadores.

Para se ter uma idéia, são produzidas, em média, 2000 refeições diárias incluindo almoço e jantar, sendo fornecidas anualmente 730 mil refeições. O desperdício chega a atingir 10% do que é produzido, e assim são 73 mil refeições desperdiçadas ao ano. Ressalta-se ainda que o custo de uma refeição para a UFPI chega a três reais, a depender do cardápio, e anualmente a universidade perde, em média, 219 mil reais.

Os gastos financeiros preocupam, mas as perdas sociais são mais acentuadas. Com este desperdício, muitos alunos não são beneficiados com a bolsa alimentação fornecida pela UFPI a alunos carentes através da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários-PRAEC. ?Nós temos o prejuízo financeiro, mas nós estamos mais preocupados com o prejuízo social. São muitos dos nossos alunos que poderiam fazer parte do programa social de alimentação, pois se o alimento não fosse desperdiçado pelos freqüentadores, poderíamos integrar uma maior quantidade de alunos ao programa?, enfatizou o Professor Fernando Aécio, Pró-Reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários da UFPI.

O desperdício é uma questão a ser resolvida, pois os trabalhos estão sendo realizados de forma a garantir sempre a qualidade da refeição e bem-estar do usuário do RU. Os trabalhos são sempre devidamente organizados, seja na preparação do cardápio com uma semana de antecedência, por uma equipe de nutricionistas e zelando sempre pelo valor nutritivo da refeição, seja nos trabalhos técnicos.

O inicio parte do acompanhamento de nutricionistas, que realizam pesquisas, a fim de identificar o perfil dos freqüentadores do RU, avaliando sexo, idade, peso e hábitos alimentares e assim realizar um balanço para identificar as reais necessidades nutricionais dos freqüentadores. O ideal é garantir a estes uma refeição que possa suprir pelo menos 70% das necessidades básicas nutricionais por dia de cada indivíduo. Assim, o RU procura sempre fornecer refeições variadas, com cardápios que incluem arroz, feijão, saladas, carne dos tipos bovina, suína, frango ou peixe e frutas.

Uma outra variante que entra nos trabalhos prioritários do RU é a limpeza das instalações e de pessoal. Todo o processo de armazenagem e preparo dos alimentos é feito com o máximo cuidado pela equipe técnica do RU. Diariamente é feita a limpeza do espaço físico e os funcionários fazem a higienização individual, além de trabalharem devidamente uniformizados. Todos esses processos são feitos de forma a garantir que o produto final seja ofertado sem problemas para a saúde tanto de quem freqüenta o RU como de quem trabalha no mesmo.

Por Jackelline Carvalho