TROPEN apóia projetos de preservação do Meio Ambiente

31/03/2006 14:01

No último dia 24 de março, o SEST/SENAT promoveu uma palestra para os alunos do Mestrado em Meio Ambiente da UFPI, durante a qual foi realizada a aferição da fumaça veicular de um ônibus. A atividade faz parte do projeto EconomizAR, que hoje conta com a parceria do Núcleo de Referência em Ciências Ambientais do Trópico Ecotonal do Nordeste ? TROPEN.

O projeto EconomizAR foi criado em 1997 pelo SEST/SENAT com o objetivo de diminuir a poluição atmosférica por meio da aferição de veículos. Desde então, mais de 9 mil veículos de empresas de transportes urbanos já foram aferidos.

Outra atividade desenvolvida em parceira pelo TROPEN e pelo SEST/SENAT é o projeto Sucarte, que tem o objetivo de trabalhar a educação ambiental de profissionais ligados ao setor de transportes. O projeto prevê a criação de peças de arte a partir de material proveniente de restos de veículos.

Os restos são reciclados por motoristas, que transformam ferro-velho em arte. ?Com isso nós pretendemos levá-los a refletir sobre o meio ambiente?, afirma o professor José Ribamar, coordenador do TROPEN. As peças produzidas serão expostas na Biblioteca Carlos Castelo Branco, em data a ser definida.

Recentemente, o Trópico firmou parceria com a Secretaria do Meio Ambiente para a realização de uma exposição itinerante sobre os ecótonos piauienses. Segundo o professor José Ribamar, a exposição tem o objetivo de fazer com que as pessoas conheçam o Piauí, através dos painéis luminosos educativos que estão sendo confeccionados.

Informações: 3215-5566

Por Cristal Sá