UFPI inaugura Doutorado em Ciência Animal

31/03/2006 12:24
Profª Drª Maria Auxiliadora

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (31) a Aula Inaugural do Doutorado em Ciência Animal da Universidade Federal do Piauí. A aula foi ministrada pela Professora Maria Auxiliadora da Silveira, Coordenadora Geral do Programa de Pesquisa em Agropecuária e Biotecnologia do CNPq.

Durante a aula, a professora Maria Auxiliadora falou sobre o financiamento da ciência e da tecnologia. Além da importância das pessoas conhecerem as possibilidades de se obter recursos e investimentos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. ?O CNPq financia pesquisas em todas as áreas de conhecimento. Hoje, alguns laboratórios do Brasil podem ser comparados aos melhores laboratórios do mundo, e o CNPq tem uma forte participação nisso?,afirmou.

O Diretor do Centro de Ciências Agrárias, professor João Batista Lopes, informou que a aula inaugural foi pensada com o objetivo de despertar na comunidade acadêmica um maior envolvimento com a pesquisa. ?O crescimento da pós-graduação está diretamente ligado ao compromisso dos professores com as atividades de elaboração de projetos?, declarou.

O reitor da UFPI, professor Luiz Santos Júnior, não pôde se fazer presente à inauguração por estar participando do Seminário Internacional "Os Novos Estudantes Latino-americanos da Educação Superior", em Belo Horizonte. O reitor enviou uma nota oficial enaltecendo a implantação do doutorado e ressaltando a importância do evento como um marco na história da Universidade, na condição de instituição comprometida com a qualidade do ensino superior brasileiro.

Em um dos trechos da nota o reitor ressalta que ?A satisfação nossa se apresenta máxima, enquanto professor e dirigente da UFPI, pois temos consciência dos significativos resultados que estamos conseguindo para a remontagem do setor primário da nossa economia, com o melhor do nosso esforço coletivo às intempéries que se apresentam?.

A implantação do Doutorado em Ciência Animal foi aprovada em 14 de setembro de 2005, como o primeiro curso de Pós-Graduação da UFPI em nível de doutorado, concluindo o ciclo da autonomia intelectual da Universidade.

Por Cristal Sá