Mestrado em Educação será avaliado pela CAPES

29/03/2006 16:03

O Mestrado em Educação da UFPI vai passar por avaliação na próxima semana.Os Professores Doutores Marcos Levy Bencostta, da UFPR, e Enicéia Gonçalves Mendes, da UFSCAR, estarão nos dias 4, 5 e 6 de abril em Teresina para avaliar a estrutura física do Mestrado e as condições de ensino e pesquisa. No último triênio da avaliação, correspondente aos anos de 2001-2004, o mestrado em Educação obteve nota 4 na avaliação da CAPES/MEC. Durantes esses dias, além de visitar as instalações do Mestrado, os consultores da CAPES reunirão professores e alunos para discutir sobre questões referentes ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI.

O Mestrado em Educação foi o primeiro Curso de Pós-Graduação a ser implantado na UFPI. Hoje, como 14 anos de existência, já qualificou 120 mestrandos que defenderam suas dissertações e, após estudos pós-graduados, em nível de mestrado, têm contribuido para a melhoria da educação básica e superior não só do Piauí, mas de vários estados do Brasil.

A coordenadora do Programa, Professora Doutora Ivana Maria Ibiapina, afirma que o Mestrado em Educação da UFPI tem ajudado a formar profissionais qualificados para realizarem pesquisas na área educacional, auxiliando na  compreesão e superação dos problemas que afligem a educação do Estado do Piauí, assim como de outros estados circuvizinhos. Os mestres formados pela UFPI têm ajudado, principalmente, na realização de pesquisas e no aprimoramento da educação do país e eles têm investido em qualificação profissional que vai além do mestrado. Sempre em busca do saber, estes ex-alunos saem em busca do doutorado e voltam à UFPI para ajudar a compor o quadro de professores. ?Os mestres saem para fazer o doutorado e, quando voltam ao Piauí, passam a fazer parte do quadro de doutores da UFPI, o que nos ajuda ainda mais nas avaliações da CAPE-MEC?, relata Ivana Ibiapina.

Na segunda (3) a UFPI vai inaugurar a reforma da sala de estudos e pesquisa do Mestrado e fazer a entrega oficial de doze computadores novos que foram cedidos ao laboratório de informática do Mestrado. Ainda na segunda, o Mestrado em Educação vai lançar a Revista Linguagens, Educação e Sociedade, nº 13. Revista que divulga produção científica na área da educação de pesquisadores de todo Brasil.