MEC define áreas a serem avaliadas pelo Enade 2006

28/03/2006 13:14

O Ministério da Educação definiu as 15 áreas da educação superior que serão avaliadas pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes ? ENADE 2006. Serão avaliados cursos nas áreas de Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social e Design. Além de Direito, Música, Secretariado Executivo, Teatro, Turismo, Psicologia e Formação de Professores da Educação Básica.

Os coordenadores das graduações, que serão selecionadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ? Inep, farão o cadastro dos alunos que estejam aptos a realizarem o exame. Os cadastros deverão ser enviados ao Inep até o dia 31 de agosto, a partir do qual o instituto selecionará, através de procedimentos amostrais, os estudantes que deverão ser submetidos ao exame.

A professora Carmesina Gurgel, Pró-Reitora de Ensino de Graduação, informa que após a escolha dos cursos a serem avaliados, será feito um levantamento de quantos alunos estão habilitados a participar do exame. ?O ENADE é fundamental para avaliar o grau de desempenho dos alunos e diagnosticar a eficácia dos currículos de cada graduação?, conclui.

O exame faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e tem por objetivo a avaliação do desempenho dos universitários ingressantes e concludentes. A prova do ENADE 2006 será aplicada no dia 12 de novembro, a partir das 13 horas (horário de Brasília).

Por Cristal Sá