CNPq apóia o programa de capacitação em Taxonomia

28/03/2006 11:34

O Ministério da Ciência e Tecnologia e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), em parceria com a CAPES, estão investindo recursos na criação do Programa de Capacitação em Taxonomia, ciência responsável por descrever, nomear e classificar organismos.

A Taxonomia é essencial para o conhecimento e conservação da biodiversidade brasileira, considerada a maior do planeta. Com duração prevista de sete anos, o objetivo principal do programa é estimular a formação de recursos humanos altamente qualificados em taxonomia e curadoria de coleções biológicas. O programa tem como meta a formação de cerca de 60 doutores na área e o aperfeiçoamento de pesquisadores que já desenvolvem pesquisas em taxonomia.

Após convite efetuado pelo CNPq, os cursos de pós-graduação que possuem linhas de pesquisa em taxonomia e interessados em participar do Programa submeteram propostas de pesquisa. Neste ano, já foram selecionados 41 cursos de pós-graduação vinculados a instituições de ensino e pesquisa, públicas ou privadas.

O CNPq distribuiu entre esses cursos 60 bolsas de mestrado, 30 de doutorado e 20 de pós-doutorado, enquanto a CAPES concedeu 15 bolsas Prodoc. Adicionalmente, todos os 41 cursos receberam auxílio para despesas de custeio e capital no valor de R$ 10 mil e computadores portáteis com software de taxonomia cedidos pelo MCT.

Assessoria de Comunicação Social/ACS

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq - Telefone: 55 61 2108 9414/21089457   Fax: 55 61 21089538
www.cnpq.br