UFPI e DNOCS serão parceiros contra a seca

22/03/2006 15:58

O reitor da Universidade Federal do Piauí, professor Luiz Santos Júnior, recebeu nesta quarta-feira (22) a visita do coordenador regional do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca, José Carvalho, oportunidade em que formalizaram a intenção de firmarem convênio entre as duas instituições, no sentido de desenvolverem projetos de pesquisa e de extensão nas áreas de atuação do DNOCS.

O convênio deverá ser assinado até o próximo mês de maio, beneficiando professores e alunos das áreas de Agronomia, Biologia, Engenharia Civil e Economia, com captação de recursos para projetos de pesquisa e extensão. José Carvalho colocou toda a estrutura do DNOCS à disposição da Universidade e informou que o interesse em manter parceria com a UFPI partiu do próprio diretor geral do DNOCS, Eudoro Valter de Santana.

Durante a visita, o reitor esteve acompanhado do diretor do Centro de Ciências Agrárias, professor João Batista Lopes e do pró-reitor de Planejamento, professor Edilberto Duarte Lopes. O diretor do CCA manifestou-se entusiasmado e disse que a parceria com o DNOCS é uma oportunidade de estágios para os alunos da UFPI e de mais projetos de pesquisa a serem desenvolvidos no âmbito do Centro.

Para o reitor Luiz Santos Júnior, o convênio com o DNOCS consolida a postura da Administração Superior de buscar parcerias com outras instituições com o objetivo de apresentar alternativas de desenvolvimento para o Estado e fomentar as discussões em torno de um projeto de universidade integrada à sociedade. O reitor reafirmou o seu propósito de trabalhar com os três segmentos da UFPI na busca de conhecimentos que possibilitem melhor convivência com o semi-árido.

Por Ionio Silva