CCE oferece cursos para alunos da rede pública de ensino

17/03/2006 15:53

A Universidade Federal do Piauí através da Pró-Reitoria de Extensão oferece cursos de: "Gramática no Vestibular", "Literatura Viva", "Literatura - um prazer a ser descoberto" e curso de Redação para vestibulares, no período de 20 a 31 de março, a serem ministrados por professores do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino do CCE/UFPI.

Objetivos dos cursos: "gramática no vestibular" - Entender a gramática à luz de suas diferentes partes, mediante o emprego da mesma, no âmbito do ensino de língua portuguesa; "Literatura Viva" - discutir aspectos contextuais, literários e semânicos, debater acerca da literatura portuguesa, brasileira e piauiense, identificando as escolas, suas características e os autores, analisando literariamente cada obra lida; "Literatura: um prazer a ser descoberto" ? analisar obras das literaturas portuguesa e brasileira, e no contexto desta a piauiense exigida no vestibular da UESPI, assim como desenvolver a sensibilidade para a leitura a partir da teoria, necessárias à análise de uma obra, como manifestação cultural e social de uma época; e finalmente o curso de "Redação para Vestibulares" ? objetivando identificar diferentes tipos de textos, enfatizando a modalidade dissertativa.

Os cursos de Gramática no Vestibular e Redação para Vestibulares serão realizados na Unidade Escolar Helvídio Nunes; os Cursos de Literatura Viva e Literatura: um prazer a ser descoberto, serão ministrados no Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí ? CEFET, todos com uma carga horária de 40h/a, com 25 vagas, no horário de 14 às 18h.

Os requisitos para participar desses cursos são: ser aluno da rede pública de ensino e está cursando o ensino médio. A forma de avaliação dos cursos é a participação dos candidatos. Os cursos estão sob a coordenação da professora da UFPI doutora em Educação Maria da Glória Soares Barbosa Lima. A inscrição é gratuita.

Por Graça Rocha