UFPI firma parceria com o Instituto Avon

17/03/2006 13:57

Reitor e coordenador do projeto recebem o cheque do Instituto AvonO reitor da UFPI, professor doutor Luiz Santos Júnior, lançou na manhã desta sexta-feira (17), no salão nobre, o projeto ?Promoção do diagnóstico precoce do câncer de mama na cidade de Teresina?. O projeto será realizado em parceria com o do Instituto Avon, através da campanha ?Um beijo pela vida?.

Estiveram presentes no evento o diretor executivo do Instituto Avon, Lírio Cipriani, e a coordenadora da campanha ?Um beijo pela vida?, Ângela Fioravante. Durante a cerimônia de lançamento, Lírio Cipriani entregou ao reitor Luiz Júnior e ao coordenador do projeto, professor doutor Benedito Borges, um cheque com a doação de 150 mil reais para a execução das atividades.

Benedito Borges explicou que esse projeto tem uma importância imensurável para a sociedade, considerando que o câncer de mama representa a causa da maioria dos casos de morte entre as mulheres. ?Se fizermos um levantamento, em quase 90% dos casos de mulheres que têm câncer, a maioria já está em estágio avançado?, afirma Benedito. Segundo ele, essa estatística só poderá ser reduzida através do diagnóstico precoce da doença.

Para conscientizar a população sobre a importância desse diagnóstico, o Instituto Avon lançou a campanha ?Um beijo pela vida? que apóia projetos nessa área. A campanha atua através das revendedoras, que levam informações para as clientes, e de instituições parceiras, responsáveis pela conscientização, diagnóstico dos casos e atendimento. Segundo Lírio Cipriani, já são 43 projetos parceiros em todo o país. ?A Avon tem contato com aproximadamente 1 milhão de mulheres. A nossa missão com a campanha é dar esperança de vida para as mulheres que tem câncer?, declara o diretor.

Além do Instituto Avon, a universidade também terá como parceiros a Fundação Municipal  de Saúde e a Secretaria de Saúde do Estado. Será feita a aquisição de aparelho ultra-sonográfico, microscópio binocular e pistolas para exames de biópsia.

O projeto

O projeto será realizado em 18 meses e consta de duas etapas. A primeira consiste em um ciclo palestras educativas sobre a importância do diagnóstico do câncer mamário. Além disso, serão realizadas palestras para os profissionais do Programa Saúde da Família ? PSF, a fim de normatizar os trabalhos, para que estes possam agir em rotina no diagnóstico do câncer de mama e enviar as portadoras da doença para os lugares de atendimento.

Na segunda etapa serão realizados mutirões de atendimento com o objetivo de diagnosticar o câncer de mama e proporcionar maior chance de cura para as portadoras da doença. Uma equipe multidisciplinar composta de médicos residentes de Mastologia e Ginecologia, professores, psicólogos e assistentes sociais do Hospital Getúlio Vargas e do Hospital Universitário ? HU atenderão a comunidade.

O projeto será implantado em associações comunitárias e casa de mães, por exemplo. Serão colocadas tendas com profissionais em pontos estratégicos da cidade e serão realizadas duas grandes caminhadas para a divulgação do projeto e sensibilização da população.

Por Mariana Gonçalves