Reitor cumpre mais uma etapa da agenda de inaugurações

16/03/2006 08:21

O reitor da UFPI, professor Luiz Santos Júnior, cumpre mais uma etapa da agenda de inaugurações, nesta quinta-feira (16), por ocasião das comemorações dos 28 anos do Centro de Ciências Agrárias-CCA. Às 11h será inaugurada a passarela do Centro, um compromisso do professor Luiz Júnior, quando ainda era vice-reitor da UFPI.

As festividades do CCA contam, ainda, com uma série de cursos, palestras e mesas redondas para professores, estudantes e servidores da UFPI, além de profissionais de Veterinária e Agronomia.

Desde ontem, professores e pesquisadores estão participando do curso ?Técnicas de redação cientifica?, no auditório do Hospital Veterinário da UFPI, no horário de 8:00 às 12:00 e de 14:00 às 18:00 horas. O curso tem o objetivo de discutir sobre as técnicas de redação, a fim de despertar o interesse para a publicação de trabalhos científicos.

A mesa redonda ?Mercado de Trabalho e Perfil dos Profissionais de Ciências Agrárias? será realizada no dia 16 de março no auditório do CCA de 14:00 às 17:30h, com o objetivo de estabelecer uma discussão sobre o perfil dos profissionais em Ciências Agrárias tendo em vista as exigências do mercado de trabalho. O evento é dirigido a professores, estudantes e servidores da UFPI.

No dia 17 serão realizadas as palestras ?Estatísticas e a Pesquisa Cientifica?, de 14:00 às 16:00 horas a fim de discutir a importância e os fundamentos da estatística na pesquisa cientifica, na perspectiva de estimular o interesse pela publicação de trabalhos científicos e ?Desafios da Publicação do Século XXI? de 16:00 às 18:00 horas com o objetivo de melhorar a qualidade da publicação cientifica da UFPI. As palestras acontecerão no auditório do CCA e serão dirigidas a professores, estudantes e servidores da UFPI.

Os estudantes e profissionais de veterinária poderão participar do curso ?Biotécnias Aplicadas à Reprodução de Bovinos?, de 20 a 22 de março, no horário de 8:00 às 12:00 e de 14:00 às 18:00 horas no auditório do Hospital Veterinário da UFPI. O curso propiciará novos conhecimentos sobre técnicas de sincronização de cios, inseminação artificial em tempo fixo (IATE) e transferência de embriões em rebanhos bovinos de corte.

Com o objetivo de promover uma discussão sobre a dinâmica das interações solo-máquina no preparo do solo, será ofertado o curso ?Relação Solo-Máquina? para estudantes e profissionais de agronomia. O curso se realizará de 27 a 31 de março, de 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00 horas no auditório do Hospital Universitário da UFPI.

Por Jackelline Carvalho