FINEP recebe proposta para o CT-INFRA até 30 de março

15/03/2006 16:29

A FINEP acaba de lançar uma chamada pública, com recursos não-reembolsáveis, no valor total de até R$ 150 milhões originários do Fundo de Infra-estrutura ? CT-INFRA, para aplicação nos exercícios 2006 e 2007. Deste montante, 30% deverão ser aplicados nas regiões Norte (N), Nordeste (NE) e Centro-Oeste (CO). O objetivo é o apoio financeiro a projetos institucionais de implantação, modernização e recuperação de infra-estrutura física de pesquisa nas universidades, outras instituições públicas de ensino superior e de pesquisa.

Cada instituição poderá participar com apenas uma proposta, que deverá conter um diagnóstico que identifique, em relação ao executor, suas vocações e competências, sua disponibilidade de recursos humanos e materiais, suas atividades de pós-graduação e pesquisa, o estágio atual do desenvolvimento da pesquisa e sua inserção no contexto de C&T, em consonância com os desafios da sociedade brasileira.

De acordo com Celso Cruz, secretário técnico das ações da FINEP no CT-INFRA, os planos demandam recursos muito vultosos, mas as instituições os vão implantando gradualmente, já que os editais são seqüenciais e têm sido lançados com regularidade. Com isso, o que não é atendido em um pode ser contemplado no próximo.

Em dezembro de 2004, chamada semelhante beneficiou 91 entidades, com o valor total de R$ 110 milhões, para apoio à execução de 185 subprojetos.  Na ocasião, a instituição com mais iniciativas apoiadas foi a Universidade Federal do Paraná, com R$ 3,8 milhões para execução de 8 metas.

Desde a sua criação, em 2001, o CT-INFRA já aprovou e contratou projetos no valor total de R$ 527 milhões e, deste montante, 34,4% foi investido nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, superando a meta estabelecida de 30%. Segundo Celso Cruz, esses investimentos já começam a causar impacto nos cursos de pós-graduação, no número de grupos de pesquisa formados, na produção científica e conseqüentemente na qualidade das pesquisas no País.

Fonte: sítio da FINEP