NEESPI promove seminário sobre inclusão de deficientes

13/03/2006 14:31

O Núcleo de Estudos em Educação Especial e Inclusiva ? NEESPI promoverá nesta quarta-feira (15) o Seminário Universidade Inclusiva, a ser realizado no Auditório do Centro de Ciências da Educação, das 8 às 12h e das 14 às 18h. O evento marca o lançamento do Projeto ?Universidade Inclusiva: uma realidade possível e necessária?, destinado a garantir o acesso e a permanência de portadores de deficiência na universidade.

A Conferência de Abertura do seminário será ministrada pela Profª Drª Albertina Mitjáns, que abordará a inclusão escolar e os desafios para a organização do trabalho pedagógico e para a formação de professores. Albertina Mitjáns é cubana, já ocupou o cargo de Vice-Reitora da Universidade de Havana e atualmente é professora da UnB.

A partir das 14 horas terá início uma mesa-redonda com o tema: "Políticas de Inclusão nos Sistemas de Ensino e Sociedade Civil", para a qual foram convidados representantes das Secretarias Estadual e Municipal de Educação e Arquidiocese de Teresina, dentre outros órgãos. A mesa será coordenada pela professora da UFPI, Lucineide Morais.

A segunda mesa-redonda abordará o tema: ?Alunos com necessidades educacionais especiais no Ensino Superior e as estratégias de favorecimento da inclusão?, com a Profª Drª Maria Teresa Valdés, da Universidade de Fortaleza. A programação do evento segue com a realização da palestra ?A formação profissional docente na contemporaneidade: o desenho (ou não) da inclusão nesse contexto?, a ser proferida pela Profª Drª Maria da Glória Lima, da UFPI.

A professora Ana Valéria Marques, coordenadora do NEESPI, diz que este é o primeiro seminário a ser realizado ao longo do ano pelo projeto Universidade Inclusiva, cujas ações são viabilizadas pela Coordenadoria de Programas e Projetos de Extensão. As inscrições para o seminário estão sendo feitas na secretaria do Departamento de Fundamentos da Educação, mediante pagamento da taxa de R$ 3,00 para estudantes e de R$ 5,00 para profissionais.

Informações: 3233-9338 / 9977-2371

Por Cristal Sá