UFPI discute Representações Sociais em encontro

10/03/2006 17:40

O encontro de Representações Sociais, realizado na Universidade Federal do Piauí, reúne professores pesquisadores dos vários estados do Norte e Nordeste para discutir as pesquisas realizadas e trocar informações sobre a teoria de Representações Sociais nas diferentes áreas de aplicação.

A professora Antonia Oliveira da Silva, da Universidade Federal da Paraíba, afirma que o evento é um espaço de trocas de experiências com professores de outras regiões e uma integração de novos curiosos nesse campo da pesquisa. ?Esta é uma oportunidade que temos não só de estar em contato com outros colegas, mas de estar despertando o interesse de vários estudantes para a pesquisa em Representações Sociais? ? enfatiza Antonia Oliveira.

A professora fala ainda que o evento proporciona a oportunidade de realizar estudos e diálogos sobre fenômenos psico-sociais  nas áreas de Saúde, Educação, Psicologia, Meio Ambiente e demais campos de estudo. Antonia Oliveira diz que o evento tem congregado pesquisadores de todas as áreas para a troca de experiências e debates sobre a Teoria das Representações Sociais.

Moisés Domingos Sobrinho, professor de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Coordenador da Secretaria de Educação Tecnológica do Ministério de Educação e Cultura, fala que o encontro, acima de tudo, dá visibilidade à produção feita no campo da Representação Social. Moisés Domingos ressalta que o estudo em Representações Sociais rompe paradigmas positivistas da sociedade.

O professor afirma que a teoria critica a separação feita do psicológico/social e o individual/social. Para ele, estes objetos não podem ser dissociados em pesquisas sociais, já que estão diretamente relacionados à produção de sentido. ?Os estudos de Representações sociais articulam os aspectos cognitivos da apreensão do mundo e a influência dos contextos sociais na produção de sentido? ? relata Moisés.

O evento acontece anualmente pelas cidades do Norte e Nordeste. Os estudos em Representações também são feitos bienalmente a nível internacional. O professor Moiséis Domingos diz que nomes importantes do estudo da Representações Sociais, como Denise Jodelet e Moscovici vêm ao Brasil especialmente para participarem do evento.