Agenda de inaugurações começa pela casa do estudante

10/03/2006 15:30
Salas de estudo informatizadas e climatizadas

O reitor Luiz Santos Júnior iniciou nesta segunda-feira (13) uma agenda de inaugurações na UFPI, começando pela Residência Universitária, que apresenta novidades: além da restauração dos ambientes da casa, foram construídas duas salas de estudo informatizadas e climatizadas.

Segundo o Diretor de Projetos e Obras - DIPRO da UFPI, Francisco Monteiro, a residência não estava em condições adequadas para oferecer o conforto necessário aos estudantes e, a pedido do reitor, a DIPRO fez o projeto para melhoria da casa do estudante. ?A Administração Superior foi além das reivindicações dos alunos, e, além da reforma, fez também a ampliação da residência, construindo salas de estudo equipadas com computadores para que os residentes realizem seus trabalhos acadêmicos. Quem mora na residência agora tem todas as condições de estudo?, declara Francisco Monteiro.

Na reforma da casa do estudante foram reparadas as instalações hidro-sanitárias, cobertura, piso, cerâmicas, melhoria das esquadrias para permitir uma maior ventilação das duas alas da casa. Na ampliação foram construídos dois laboratórios anexos, um para cada ala, com bancadas de granito e ar-condicionados. Cada laboratório tem 65m² de área e foi equipado com seis computadores.

Os alunos residentes, além de estarem satisfeitos com a reforma, estão gostando da novidade. Jaislan Monteiro, residente e estudante de História, diz que a reforma foi uma medida de urgência pelas condições em que a residência se encontrava. ?A Administração Superior viu que a residência não oferecia nenhum conforto para nós. Agora a casa virou modelo para as outras universidades, pela presença de uma sala de estudos com computadores. Isso só vai melhorar o nosso aproveitamento e manter a tradição da casa de formar grandes profissionais. A administração está de parabéns!?, afirma o estudante.

Computadores usarão software livre

A construção da sala de estudos informatizada faz parte do projeto de Inclusão Digital da Universidade e permitirá aos estudantes desenvolver seus trabalhos e pesquisas. Com o acesso a Internet, os alunos poderão acessar o portal de periódicos da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior ? CAPES e das principais bibliotecas digitais do mundo através de um software livre denominado KUIA.

O KUIA será o sistema operacional utilizado nos computadores e é totalmente gratuito. O sistema é uma versão do Linux desenvolvida pelos alunos e professores do curso de Ciência da Computação através do projeto ?Infra-estrutura computacional para apoio à pesquisa: usando software livre para produzir conhecimento?.

Outras Inaugurações

Além da Residência Universitária, outras inaugurações estão previstas para esta semana:

16/03 ? Aniversário do Centro de Ciências Agrárias às 9h30.
- Passarela de ligação do bloco 02 ao setor de Fitotecnia, totalmente iluminada.
- Seis salas de aula do bloco 02.
- Reforma do Laboratório de Ciências Fisiológicas.
- Espaço da Pós-Graduação que funcionará no antigo prédio do CEUFPI. O espaço terá seis salas de aula, sala do Programa de Pós-graduação em Agronomia, sala do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal, laboratório de informática e auditório.

17/03 ? Salas e Laboratório de Informática do SG-09 às 17h.

Por Mariana Gonçalves