UFPI incentivará a leitura para alunos de escola pública

03/03/2006 15:46

A Universidade Federal do Piauí realizará cursos para estudantes do ensino fundamental da rede pública de ensino. Os cursos serão realizados pelo Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino-DMTE do Centro de Ciências da Educação e ministrados pelos estagiários da disciplina Prática de Ensino II ? Língua e Literatura Nacional, sob a coordenação da Professora Mestre Heloíza Ribeiro de Sena.

As escolas contempladas com os cursos são: Unidade Escolar Professor Darcy Araújo, com o curso ?Jogando com os textos: Leitura, diálogo e criação?, para alunos de 5ª e 6ª séries; Unidade Escolar Professor James Azevedo, com o curso ?Leitura ou decodificação?? a ser ministrado para alunos da 7ª e 8ª séries; e Unidade Escolar Monsenhor Cícero Portela, com o curso ?Leitura e Produção Textual?, destinado a alunos da 7ª e 8ª séries.

Os cursos terão a duração de 40 horas e serão realizados no período de 6 a 27 de março deste ano, no turno da manhã, sendo que as inscrições podem ser feitas nas escolas onde realizar-se-ão os cursos.

O objetivo é estimular o interesse e a receptividade para a leitura a fim de desenvolver a autonomia e incentivar a produção de textos orais e escritos além de proporcionar a compreensão do texto, desenvolvendo no aluno o conhecimento do uso da língua. Os alunos serão avaliados através de atividades individuais e em grupo, produção textuais, debates e participação.

Por Jackelline Carvalho