UFPI firma parceria com Movimento pela Paz na Periferia

24/02/2006 15:06

O reitor da Universidade Federal do Piauí, professor Luiz Santos Júnior, esteve reunido nesta quinta-feira (23) com jovens e representantes do Movimento pela Paz na Periferia-MP3, a fim de firmar convênio para implementar ações sociais da UFPI junto ao grupo, através do Projeto Casa Brasil.

No encontro, o reitor enumerou as ações da universidade na Inclusão Social destacando que estas são prioridades contínuas. O caminho a ser seguido é levar para a periferia as atividades culturais e artísticas através de incentivos diretos, com recursos próprios ou repassados pelas autoridades governamentais através de projetos cadastrados junto a estes.

?Nós acreditamos que não existe outro caminho para acabar com a marginalização, a não ser através do ensino. E para isso a universidade irá, o quanto antes, incentivar as comunidades da periferia a se integrarem no processo educacional. Nós temos pressa em fazer isso. Inclusão Social é nossa prioridade?, destacou o reitor.

O projeto Casa Brasil, financiado pelo Governo Federal, pretende promover a emancipação dos cidadãos proporcionando a universalização do acesso aos meios, conteúdo e saberes da sociedade do conhecimento, através das tecnologias da informação e comunicação. Desta forma o projeto trabalha para reduzir as desigualdades sociais, estimular o desenvolvimento da cidadania ativa, promover a integração da comunidade, estimulando o lazer, a cultura e o convívio social, promover a inclusão digital e outros objetivos para garantir a inclusão social.

A UFPI vai trabalhar no Casa Brasil com o Projeto ?Casa da Cidadania e Inclusão Digital?, elaborado pelos professores Gildásio Guedes e Newton Freitas. O projeto irá funcionar no espaço cultural Noé Mendes atendendo a comunidades carentes dos bairros do entorno da UFPI. Inicialmente serão instalados um laboratório de informática, sala de leitura, oficina de hardware, um auditório e uma minibiblioteca.

No encontro com o MP3, o reitor da UFPI disse que o projeto será implantado o quanto antes, destacando que a universidade firmará convênio com várias entidades e que inicialmente pretende-se trabalhar junto a Vila do Arame e firmar de forma decisiva e concreta o convênio com a MP3 para atuação do projeto.

Além disso, o reitor prometeu incentivar as atividades do grupo, como o hip hop e o skatismo, com a implantação de uma pista de skate, a fim de incentivar o esporte e a cultura em nossa região. ?Nós iremos apoiar porque achamos importante esse trabalho que o MP3 faz junto às comunidades carentes. Faz parte do nosso trabalho também?, declarou o reitor.

Na oportunidade, o coordenador do MP3, Francisco Júnior, agradeceu ao reitor pelo apoio que a UFPI garantiu ao grupo. ?Agradecemos, pois isso fortalece a nossa auto-estima, além de mostrar que nosso trabalho está sendo reconhecido. Dessa forma a UFPI está nos chamando para dentro da universidade?, finalizou o coordenador do MP3.

Por Jackelline Carvalho