UFPI sedia curso para finalistas de Olimpíada Nacional

23/02/2006 13:24

Alunos do V Curso de Aprofundamento e ExcelênciaA UFPI está sediando o V Curso de Aprofundamento e Excelência oferecido aos finalistas da Olimpíada Brasileira de Química. Ao todo são 16 finalistas, dentre estudantes do Piauí, Ceará, São Paulo, Minas Gerais e Pará. Todos cursam o Ensino Médio e têm entre 15 e 18 anos.

As aulas estão acontecendo no Departamento de Química da UFPI, das 8 às 12h e das 14 às 18h, de segunda à sexta, e durante as manhãs de sábado. Os assuntos versam sobre diferentes áreas da Química em nível avançado para o Ensino Médio.

Ao término do curso, os finalistas voltam para as suas cidades, onde serão submetidos a uma avaliação que selecionará os quatro melhores para participarem das Olimpíadas Internacional e Ibero-Americana.

As provas serão aplicadas pelos coordenadores de cada estado, no dia 22 de abril. Estas serão elaboradas e corrigidas pelos nove professores doutores da UFPI que estão ministrando as aulas.

O curso teve início no dia 13 de fevereiro e será encerrado nesta sexta (24) com a visita do Coordenador Geral do Programa Nacional das Olimpíadas de Química, Sérgio Maia Melo, que estará na UFPI nesta quinta para acompanhar o encerramento das atividades.

?O curso é excelente, os professores são todos doutores e muito bem qualificados?, afirma Lucas Lira, do Ceará. Para o paulista Leonardo Simões Freire, o ritmo das aulas é um pouco cansativo. ?Quando voltar para casa vou ter muito o que estudar, já que aprendi muitas coisas que não sabia?, afirma.

Informações: Prof. José Arimatéia Dantas (vice-coordenador do Programa Nacional das Olimpíadas de Química ) - 9452.7506

Por Cristal Sá