Reitor vai apostar, também, no ensino profissionalizante

23/02/2006 10:45

O reitor da Universidade Federal do Piauí, professor Luiz Santos Júnior, foi aplaudido pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao elogiar a visão sistema que o Governo Federal tem da Educação no Brasil, durante a solenidade de lançamento do projeto de expansão da UFPI em Parnaíba. O reitor agradeceu o apoio que o presidente, o governador do Estado, a bancada federal e a bancada estadual do Piauí têm dado à Universidade.

Luiz Santos Júnior destacou a importância da expansão da UFPI, cujo projeto foi elaborado respeitando as necessidades e vocações econômicas de cada região do Estado, e anunciou que o próximo passo será elaborar um projeto para expandir, também, o ensino profissionalizante.  O programa de expansão do MEC permitirá, até 2008, o ingresso anual de mais 30.000 novos estudantes em cursos de graduação nas universidades federais, o que representará um acréscimo de 125.000 matrículas no sistema federal público.

A primeira etapa do projeto de expansão da UFPI tem recursos garantidos no valor de R$ 20 milhões, dos quais R$ 10 milhões já foram liberados, o que vai garantir a implantação do campus de Bom Jesus e a consolidação dos campi de Parnaíba e Picos. A criação do campus de Bom Jesus e de novos cursos nos campi de Picos e de Parnaíba resultará em um acréscimo de 1.900 vagas e atendimento de 8.050 alunos.

Em Parnaíba serão três novos cursos em 2006: Turismo, Engenharia de Pesca e Ciências Biológicas, com 50 vagas cada (a partir de 2007 serão oferecidas 100 vagas). Em 2007 serão criados os cursos de Biomedecina, Fisioterapia, Psicologia e Licenciatura em Matemática, com 100 vagas cada. A criação dos novos cursos resultará em um acréscimo de 700 vagas anuais. Os editais para contratação de 30 novos professores para Parnaíba já foram publicados.

O campus de Picos oferecerá, em 2006, três novos cursos: Administração, Enfermagem e Biologia, com 50 vagas cada (a partir de 2007 serão oferecidas 100 vagas). Em 2007 serão criados mais quatro cursos: Nutrição, Sistemas da Informação, História e Matemática, com 100 vagas cada. A criação dos novos cursos resultará num acréscimo de 700 vagas anuais. A contratação de 30 novos professores para Picos também já foi autorizada.

Em Bom Jesus, a UFPI oferecerá, ainda este ano, os cursos de Agronomia, Zootecnia, Licenciatura em Biologia e Engenharia Florestal, com 50 vagas cada (a partir de 2007 serão oferecidas 100 vagas). Em 2007 será criado um curso de Medicina Veterinária, com 100 vagas. Quando plenamente implantado, o campus oferecerá 500 vagas por ano. Para a primeira etapa do projeto de expansão da UFPI serão contratados 100 novos docentes.

Por Ionio Silva