UFPI lança projeto para inclusão de alunos com deficiência

17/02/2006 10:45

A Universidade Federal do Piauí está desenvolvendo o projeto ?Universidade Inclusiva: uma realidade possível e necessária?, que tem por objetivo garantir o acesso e a permanência de portadores de deficiência na UFPI, tendo em vista a realidade de exclusão social a que está submetida a maioria dos deficientes do estado.

O projeto é financiado pelo Ministério da Educação e está dentro do programa ?Incluir ? Igualdade de oportunidade e direito à universidade?, criado pelo Governo Federal, como suporte a propostas desenvolvidas pelas Instituições Federais de Ensino Superior quanto à implantação de políticas de inclusão de pessoas com deficiência nos ambientes acadêmicos.

Orçado em R$ 88 mil, o projeto recebeu os primeiros repasses do Governo Federal no valor de R$ 28 mil, a serem aplicados em reforma estrutural e aquisição de equipamentos para realização de cursos de informática para deficientes visuais. Além de um curso de Braille, sistema de escrita por pontos em relevo que permite aos cegos ler pelo tato.

A UFPI também oferecerá curso de Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) que irá capacitar a comunidade universitária para trabalhar com portadores de deficiência auditiva. O projeto também prevê a contratação de intérpretes para auxiliar deficientes auditivos desde a realização das provas do Programa Seriado de Ingresso na Universidade ? PSIU até a conclusão do curso.

Para executar o projeto foi criado o Núcleo de Estudos em Educação Especial e Inclusiva ? NEESPI, que funcionará no Departamento de Fundamentos da Educação, sob a coordenação da professora Ana Valéria Marques, tendo suas ações viabilizadas pela Coordenadoria de Programas e Projetos de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão.

O núcleo está realizando um mapeamento da situação dos deficientes da instituição, no sentido de averiguar quantos são, o que fazem e como fazem para lidar com as dificuldades impostas pela deficiência no que diz respeito às instalações físicas da universidade. Após esse levantamento, o NEESPI dará início às obras de construção de rampas, adaptação de banheiros, aquisição de cadeiras de rodas etc.

O projeto ?Universidade Inclusiva? será lançado no dia 15 de março, com a realização de um seminário sobre Inclusão Universitária, a ser ministrado no Auditório do Centro de Ciências da Educação pela professora doutora Albertina Mitjáns Martinez, da UnB.

Informações: 3233-9338 / 9977-2371 (Prof ª Ana Valéria)

Por Cristal Sá