PRAEC concede benefícios a lavadores de carros

15/02/2006 08:57
Francisco das Chagas será um dos beneficiados

O reitor da UFPI, professor Luiz Júnior, aprovou nesta semana a implantação do programa ?Lavadores de carro?, elaborado pela Coordenadoria de Assistência Comunitária da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários ? PRAEC. O programa visa a promoção de uma série de benefícios aos lavadores de carro do Campus Ministro Petrônio Portela.

O programa foi criado a partir de um levantamento feito pela PRAEC entre os dias 23 e 27 de janeiro, através do qual foi possível cadastrar e delinear o perfil socioeconômico dos lavadores. Ao todo foram cadastrados 11 trabalhadores, cuja faixa etária varia entre 25 e 49 anos. Todos têm ensino fundamental incompleto, 70% são casados e têm entre 4 e 5 filhos.

O programa prevê a identificação dos lavadores com camisetas e/ou bonés doados pela instituição, no intuito de organizar o segmento para proporcionar mais segurança à comunidade universitária. Além disso, os lavadores contarão com local apropriado para guardar o material utilizado no trabalho e receberão Bolsa Alimentação para almoçar gratuitamente no restaurante universitário.

O programa também prevê um treinamento para que possam aperfeiçoar suas técnicas e prestar serviço de maior qualidade, incluindo aulas sobre como abordar o cliente e como utilizar os recursos de forma econômica. Além de oferecer apoio psicossocial e acompanhamento familiar.

?Muitos trabalham desde criança como lavadores no campus. A universidade têm uma dívida para com esses trabalhadores que há tantos anos prestam serviço à comunidade universitária?, afirma o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, professor Fernando Aécio de Amorim.

Por Cristal Sá