Reitor visita hospitais e incentiva pesquisa

10/02/2006 12:20

O reitor da UFPI, professor pesquisador Luiz Santos Júnior, esteve na manhã desta sexta-feira (10) em visita ao Hospital Infantil Lucídio Portela e ao Hospital de Doenças Infecto-Contagiosas (HDIC) de Teresina. Na oportunidade, o reitor garantiu estrutura de equipamentos para pesquisas realizadas pelos professores da universidade que atuam nos dois segmentos.

Em visita ao Hospital Infantil, o reitor da UFPI esteve acompanhado do diretor do hospital Antônio da Silva Macedo, do diretor do Centro de Ciências da Saúde, professor Antônio dos Santos Rocha Filho, do professor Noé de Cerqueira Fortes, e do coordenador de comunicação da universidade, professor Ionio Silva. Em seguida, a equipe foi recebida no HDIC pelo diretor Doutor Carlos Henrique Nery Costa.

A garantia de equipamentos para pesquisa faz parte da política da Administração Superior para motivar e incentivar os professores e alunos na produção científica. ?Nós não vamos medir esforços para qualificar e dar todas as condições para que nossos docentes publiquem mais em periódicos referenciados pela CAPES?, declara o reitor.

Um dos exemplos dos esforços da UFPI para incentivar a pesquisa foi a realização do 14º Seminário de Iniciação Científica no início do mês de fevereiro. O evento teve grande participação dos alunos e professores, que lotaram o auditório do Centro de Tecnologia. Durante o seminário foram expostos 168 trabalhos: Ciências Agrárias (34), Ciências da Natureza e Tecnológica (58), Ciências Humanas e Educação (36) e Ciências da Saúde (32), além trabalhos de outras instituições e de voluntários.

Na recente viagem que o reitor fez a Brasília os membros do Comitê Externo do PIBIC estiveram presentes e fizeram vários elogios à realização do seminário. O diretor de programas da CAPES, José Fernandes de Lima, proferiu a palestra de abertura do seminário e aproveitou a oportunidade para elogiar a iniciativa da Universidade.

Por Mariana Gonçalves