Brasil Brasil Acesso

Notícias

Importação de bens para pesquisa é isenta de ICMS

06/02/2006 16:43

O Governo do Estado concedeu isenção de ICMS nas operações de importação de bens materiais destinados à pesquisa científica. A isenção atende a uma solicitação do reitor da UFPI, professor pesquisador Luiz Santos Júnior, feita durante audiência com o governador Wellington Dias.

O beneficio fiscal soma-se a outros já concedidos pelo Governo Federal, que facilita as operações de importação de equipamentos e dessa forma beneficia as ações de pesquisas. Além disso, a UFPI demonstra total confiabilidade nas suas ações de natureza científica, tornando externas as medidas adotadas para as melhorias nesta área e assim compensando, em parte, a escassez de recursos para pesquisa em nosso País. Ressalta-se que a solicitação reflete os anseios da comunidade universitária, principalmente aquela relacionada à pesquisa, e de certa forma, da comunidade que busca melhorias na expectativa de desenvolvimento para o Estado do Piauí. 

Para a UFPI a isenção concedida pelo governador representa uma garantia de que suas expectativas e anseios frente às atividades científicas estão cada vez mais sendo priorizados, seja por parte da comunidade acadêmica sempre participativa, já que a universidade trabalha em parceria com esta, seja por parte das autoridades públicas.

Considerando a importância da pesquisa científica para o desenvolvimento do Estado, a Universidade Federal do Piauí tem trabalhado no sentido de cada vez mais ampliar e facilitar os trabalhos nesta área, integrando-se ao processo de fortalecimento da pesquisa no país. O reitor da UFPI, enquanto pesquisador, compreende essa importância e enfatiza a questão como umas das prioridades nas ações de sua gestão.

?Nós assumimos uma postura bastante positiva para adotar medidas que viabilizem o fortalecimento da pesquisa científica em nosso Estado. Procuramos priorizar essa ação, incentivando pesquisadores e todo o corpo docente da universidade a se manifestar frente à pesquisa. Dessa forma a UFPI quer demonstrar a sua postura frente ao MEC, aos órgãos de fomento e a outras instituições?, esclarece o reitor.    

Por Jackelline Carvalho

Notícias

publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, (86)3215-5525, Fax (86)3215-5526, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.