UFPI viabiliza criação de Colégio Agrícola em Oeiras

03/02/2006 11:15

Durante toda esta sexta-feira (03), o reitor da Universidade Federal do Piauí, professor pesquisador Luiz Santos Júnior, e assessores, estarão em Oeiras para tratar da criação de um colégio agrícola naquela cidade.

O projeto de criação de colégios agrícolas no interior do Piauí elaborado pela UFPI encontra respaldo na política de expansão do Ministério da Educação. No último dia 26 de janeiro, o Diretor do Colégio Agrícola de Teresina, professor Francisco Sinimbú, e o Coordenador das Escolas de 2º Grau da UFPI, professor Aroldo Reis, participaram de uma reunião em Brasília com o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Na reunião estiveram presentes representantes de todas as Instituições Federais de Ensino Superior para tratar sobre a expansão das escolas técnicas e agrotécnicas do país, ocasião em que a UFPI apresentou os projetos de criação de colégios agrícolas nas cidades de Oeiras, Piripiri e Esperantina.

O projeto de criação do Colégio em Oeiras está em fase de finalização e a instituição deverá estar funcionando em 2007. Inicialmente, o novo colégio contará com os cursos Técnico em Agropecuária e Técnico em Enfermagem, cujas propostas curriculares estão sendo elaboradas por uma equipe de professores da UFPI nomeada pelo reitor.

A prefeitura ficará responsável pela alocação do colégio, a ser instalado em uma escola que encontra-se desativada e que passará por uma reforma durante este ano. A viabilização dos projetos de implantação dos Colégios Agrícolas de Esperantina e Piripiri está sendo estudada.

Por Cristal Sá