Estudantes lotam auditório durante Seminário do PIBIC

02/02/2006 11:13

Abertura do seminário no auditório do CTO 14º Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal do Piauí teve início às 8h30 desta quinta-feira (02), no auditório do Centro de Tecnologia. A mesa de abertura foi composta pelo Magnífico Reitor, Prof. Dr. Luiz Santos Júnior; pela Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Profª Drª. Acelina Martins; Pró-Reitor de Administração, Prof. Ms. Ordônio Moita; Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profª Drª. Carmesina Gurgel; Pró-Reitor de Extensão, Prof. Antônio Aderson dos Reis; e pelo Coordenador Geral de Pesquisa, Prof. Dr. Saulo Cunha.

A abertura do evento contou com grande participação de estudantes e professores da instituição e foi marcada pela palestra do Diretor de Programas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Prof. Dr. José Fernandes de Lima, sobre "A Iniciação Científica e sua Integração com a Pós-Graduação".

Durante a palestra, o professor Fernandes de Lima ressaltou a luta do reitor da UFPI, professor Luiz Santos Júnior, junto ao Governo Federal em busca de mais recursos para o desenvolvimento de pesquisas na universidade e apresentou um panorama da graduação, da pós-graduação e da pesquisa na universidade brasileira. Nesse sentido, o coordenador da CAPES acredita que o principal objetivo do seminário é o aumento na quantidade de pessoas envolvidas com o desenvolvimento de pesquisas.

O Reitor afirmou que a UFPI está vivendo um momento de grande festa pela realização do seminário e aproveitou a oportunidade para falar sobre o crescimento da pesquisa na UFPI, apresentando um aumento significativo de projetos da instituição financiados pelo CNPq e pelo PIBIC. O reitor falou também sobre a criação do 1º curso de doutorado e projetos de expansão da Universidade. ?A meta para este ano é tornar a UFPI mais competitiva?, concluiu.

Durante a abertura do evento, a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UFPI, professora Acelina Martins, falou sobre a importância de fortalecer a produção científica e a qualificação dos estudantes também como pesquisadores para fazer da pesquisa um instrumento de desenvolvimento econômico e social do Piauí. Também estiveram presentes os professores integrantes dos Comitês Interno e Externo de Avaliação dos projetos de pesquisa desenvolvidos entre 2004 e 2005.

Os trabalhos serão expostos no Setor de Esportes da universidade a partir das 14 horas. Ao todo são 168 projetos, distribuídos por áreas de concentração: Ciências Agrárias (34), Ciências da Natureza e Tecnológica (58), Ciências Humanas e Educação (36) e Ciências da Saúde (32), além de 8 trabalhos de outras instituições. São 60 projetos de pesquisa de alunos com bolsa do CNPq, 63 com bolsas da UFPI e 37 trabalhos de voluntários.

Por Cristal Sá