Reitor coordena visita de pesquisadores a Serra da Capivara

27/01/2006 15:23

O reitor da UFPI, professor pesquisador Luiz Santos Júnior, o pró-reitor de Administração, o pró-reitor de Extensão e a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, juntamente com os diretores do Centro de Ciências da Educação e do Centro de Ciências Humanas e Letras, fizeram uma visita de reconhecimento ao Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato.

A Comitiva foi acompanhada de pesquisadores UFPI, da Universidade de Verona (Itália), da Universidade de São Paulo (USP) e da Unicamp, que ficaram impressionados com as possibilidades de pesquisas que a região oferece nas mais diversas áreas do conhecimento e com a grandeza do acervo do Museu do Homem Americano. A intenção da Universidade, segundo o reitor, é trabalhar em parceria com a Fundação Museu do Homem Americano - FUNDHAM, utilizando o laboratório a céu aberto que é a Serra da Capivara.

Na reunião com a presidente da FUNDHAM, Niéde Guidon, o reitor da UFPI explicou que, na condição de pesquisador, pretende inserir a UFPI na região de São Raimundo Nonato, criando cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão. ?Precisamos consolidar este leque de possibilidades de pesquisas que a Serra da Capivara oferece?, declarou.

Esta é a segunda vez que o reitor da UFPI se reúne com Niède Guidon no sentido de estabelecer parceria com a Fundação para que sejam desenvolvidos projetos de interesse da região e do Estado. Da primeira reunião resultou a proposta de criação de um curso de Graduação em Ciências Naturais, com habilitação em Arqueologia, cujo projeto está em andamento na Universidade.

A presidente da FUNDHAM tem manifestado interesse em trabalhar com a UFPI e propôs a criação de cursos de Graduação na região, a exemplo de Pedagogia que, segundo ela, daria um grande impulso na melhoria do Ensino Básico e Médio do município de São Raimundo Nonato. O reitor aproveitou a oportunidade para pedir aos diretores de unidades de ensino que incentivem os professores a desenvolver projetos de pesquisa tendo o parque como objeto de estudo.

Por Ionio Silva