PEQB é sucesso de aprovação em vestibulares

25/01/2006 10:39

A UFPI faz questão de destacar o exemplo do Departamento de Química, onde um grupo de alunos de Química e Biologia se reuniram para ministrar aulas a alunos do Ensino Médio da Rede Pública. Além do resultado vitorioso, com a aprovação de mais da metade dos alunos em vestibulares, ficou o exemplo de que ainda existem pessoas preocupadas em reduzir as desigualdades sociais. A coordenadoria de Comunicação Social faz questão de publicar o texto do professor Acadêmico Marcos Henrique da silva Passos, que explica como surgiu este exemplo de ?solidariedade, união e humildade?:

?O ano de 2004 foi o início de uma mudança maravilhosa no Departamento de Química (entre os alunos), pois se ouvia fora da universidade que a arrogância de alguns acadêmicos predominava e inibia a humildade dos calouros. Com o ingresso dos ZEROKUATOS, denominação dada pelos veteranos aos calouros de 2004, um novo clima se fixou nas salas de aula e nos corredores do Departamento. Foi o início de uma união além da Química por novas ligações.

No mesmo ano, seis alunos se reuniram para ministrar aulas de Química aos alunos de escola públicas no próprio Departamento, semanas antes do vestibular, numa tentativa de facilitar a eles o acesso a um curso de nível superior. Essa idéia trouxe motivação e vontade de mostrar-se solidário. Mas como tudo fica bem melhor se estiver de acordo com a lei, surgiu uma proposta que visasse ajudar mais ainda os alunos da rede pública de ensino através de um projeto registrado pela Pró-Reitoria de Extensão.

Em 2005 o projeto ganhou um nome, um supervisor, um registro e muitos adeptos (40 alunos de 1° ano do ensino médio, 40 alunos de 2° ano e 40 alunos de 3° ano). Nasceu o Programa de Ensino de Química e Biologia (PEQB), com o apoio de Centro de Ciências da Natureza (CCN) e do Professor Ms. Luiz Alves Marinho. Foram ministradas aulas de Química e Biologia aos sábados das oito horas até meio-dia, pelos alunos de licenciatura das respectivas áreas da UFPI, e agora com dois objetivos: ser solidário e obter experiência profissional para o mercado de trabalho.

O apoio técnico do CCN permitiu o bom andamento do projeto, porém a greve dos funcionários e professores atrapalhou o trabalho, pois os materiais didáticos e os simulados (xerox) ficaram comprometidos e, muitas vezes, os próprios professores do PEQB (acadêmicos) tiravam dinheiro de seu bolso. Tudo para favorecer o processo de ensino-aprendizagem. Outras vezes, o dinheiro para xerox era retirado do Centro Acadêmico de Química ou fornecido pelo próprio professor Luiz Marinho.

Tantos obstáculos não foram suficientes para evitar que a maior parte dos alunos fosse aprovada no vestibular da UFPI mostrando, desta forma, a qualidade e desempenho dos membros do PEQB. Hoje contamos com nove professores (acadêmicos) de Química e seis de Biologia e, com toda humildade, esperamos obter neste ano de 2006 um apoio bem maior por parte da reitoria, pois o projeto tende e se expandir e o trabalho para um melhor número de aprovados já começou.

Estamos com os planejamentos e as tarefas divididas, e com uma maior atenção por parte da reitoria, tanto a formação acadêmica quanto o aumento da solidariedade favoreceram a união e a humildade dos acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Química e de Licenciatura em Biologia. Esses são os nossos motivos pelos quais pedimos mais apoio e sentimos orgulho.?

Professor Acadêmico Marcos Henrique da silva Passos

Alunos do PEQB aprovados em vestibulares (todos da rede pública de ensino):

Kiria Jayanne C. Cruz - Nutrição (Ufpi); Alimentos (Cefet)
Isabel de Oliveira Paixão - Medicina Veterinária (Ufpi)
Romézio Alves C. da Silva - Agronomia (Ufpi)
José Wellinton da Silva - Lic. Ciên. Biológicas (Ufpi); Lic. Quimica (Uespi)
Bem-Hur El-Cio R.V. Souza - Letras Ingles (Uespi)
Tathyane dos Reis Barros - Bacharelado Em Química (Ufpi)
Daniel Feitosa dos Santos - Nutrição (Ufpi); Psicologia (Uespi)
Bartira Araújo Sampaio - Administração (Camilo Filho)
Esterfânia Araújo B. Farias - Lic. Ciên. Biológicas (Ufpi); Lic Biologia (Uespi)