MEC lança projeto para recuperar e qualificar bibliotecas

23/01/2006 11:49

O Ministério da Educação lançou, no dia 23 de janeiro, o Censo Bibliográfico da Graduação. O censo permitirá que o MEC inicie um programa de recuperação e qualificação das bibliotecas e do acervo bibliográfico das Instituições Federais de Ensino Superior, incluindo também a aquisição de obras.

Para constribuir com o censo, os professores das IFES deverão acessar o portal do MEC, preencher o cadastro (informando o número de matrícula no SIAPE e o CPF) e indicar a bibliografia utilizada em sua disciplina. O professor poderá ainda apresentar sugestões para o aprimoramento do programa.

O cadastro de obras ajudará a democratizar o acesso a textos que os professores considerem fundamentais em suas áreas de atuação, tornando-os acessíveis aos alunos e à comunidade universitária. O cadastro também possibilitará aos docentes compartilhar com os professores de todo o país as bibliografias utilizadas em suas disciplinas.

O Ministério da Educação pretende, após o censo, elaborar uma política de tradução de obras ainda não disponíveis em português, assim como a criação de um portal, a exemplo do portal de periódicos da CAPES e do portal Domínio Público, que conta atualmente com oito mil obras disponíveis gratuitamente.

Link para cadastro: http://portal.mec.gov.br/cbg/

Fonte: Ministério da Educação