Alunos da UFPI estudam o uso de tecnologia na educação

20/01/2006 15:33

A necessidade de ter uma prática pedagógica direcionada para o uso de tecnologias na educação. Esta é a reflexão lançada pelas conclusões de duas monografias produzidas na UFPI por pós-graduandos dos cursos de especialização em Educação Matemática e Supervisão Escolar.

As monografias A Informática no Ensino de Matemática, de Francisco José de Sousa Alencar, Manoel Antonio Soares da Silva e Patrícia Medyna Lauritzen de Lucena e A Tecnologia Educacional na Prática Pedagógica dos Professores do Ensino Médio em Escolas Estaduais de Teresina ? PI, de Patrícia Damasceno, buscaram estudar o universo das tecnologias da educação na rede pública de ensino em Teresina.

No estudo A Informática no Ensino de Matemática, orientado pelo professor Mestre Gildásio Guedes Fernandes, a proposta foi ?investigar as dificuldades dos professores na utilização da informática no ensino de Matemática no 4º ciclo do Ensino Fundamental da rede de educação municipal de Teresina?. E revelou que os laboratórios são pouco utilizados como auxiliares no ensino de Matemática mesmo quando os professores tem qualificação e equipamento disponível.

Já o trabalho A Tecnologia Educacional na Prática Pedagógica dos Professores do Ensino Médio em Escolas Estaduais de Teresina ? PI, orientada pelo professor Mestre Francisco Newton Freitas, trabalhou com o universo de professores do Ensino Médio da rede pública estadual na capital. E chegou a conclusões semelhantes. ?(...) Ainda não se valorizou adequadamente o uso de tecnologia para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais eficiente e mais eficaz e também não se percebe a existência de um debate a respeito de seu uso (...)".

Os trabalhos já foram avaliados por suas respectivas bancas examinadoras. E tiveram como parte da platéia representantes de órgãos públicos interessados nos resultados.