UFPI promove seminário para avaliar intercâmbio

19/01/2006 10:18

O Programa de Pós-graduação em Educação realizará no período de 23 a 26 de janeiro o seminário ?Brasil - Itália: sujeitos e saberes na mediação de práticas sócio-educativas?. O evento que será realizado no auditório Maria Salomé Cabral, no Centro de Ciências da Educação (CCE).

O evento pretende avaliar a trajetória de trabalho em quatro anos de intercâmbio científico-cultural entre a UFPI e a Universidade de Verona na Itália (UNIVR). O seminário pretende também socializar saberes e práticas sócio-educativas produzidas ao longo de quatro anos de intercâmbio entre as universidades.

As inscrições estão abertas até o dia 23 de janeiro e podem ser feitas na Secretaria do Programa de Pós-graduação. Poderão participar somente alunos e professores do curso de pós-graduação em nível de Mestrado e do Curso de Especialização ?Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável?. Para fazer a inscrição o participante deverá pagar uma taxa de R$ 30 (trinta reais) se for profissional, e R$ 15 (quinze reais) para estudante.

O projeto de intercâmbio entre a UFPI e a UNIVR visa organizar centros de convivência e saberes em dois locais de Teresina: parque Eliana e PREMEN norte. Em ambos os espaços o trabalho vem articulando a organização de mulheres e jovens para a execução de atividades de produção e auto-sustentação. O projeto visa também desenvolver atividades formativas aos alunos do curso de Especialização ?Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável? por meio de estudos, pesquisa-ação e oficinas profissionalizantes para que os sujeitos envolvidos se tornem multiplicadores das ações organizativas e produtivas em suas localidades.

Maiores informações no Programa de Pós-graduação em Educação: (86)3215-5819 / 5820.

Dia 23
8:30h às 9:30h - Encontro com o Reitor e assessores no Salão Nobre da reitoria (Restrito ao grupo de coordenadores Brasil - Itália)

10:30h a 12h - Oficina na sala de vídeo (restrito ao grupo de coordenadores Brasil - Itália).
Questão orientadora: O que queremos com o intercâmbio? (dimensões filosófica, antropológica e educativa) Coordenadora: Profª Drª Maria D'Alva Macêdo

10h às 17:30h - Credenciamento

18h às 22h - Reflexões sobre "Pesquisa-ação em práticas sócio-educativas"
- Profª Drª Anna Maria Piussi - UNIVR
- Profª Drª Ivana Melo Ibiapina - UFPI
Coordenadora: Profª Drª Maria do Rosário de Fátima e Silva - UFPI

Dia 24
8:30 às 12h ? Oficina na sala de vídeo (restrito ao grupo de coordenadores Brasil-Itália)
Questão Orientadora: Como realizamos nossas ações: processos de participação. (metodologia)

12h às 13:40h ? Intervalo

14h às 18:30 ? Mesa de Debate: A experiência do intercâmbio entre Brasil e Itália (UFPI e UNIVR): aposta política, educação e justiça.
Profª Maria do Carmo Bonfim (UFPI)
Pós-graduanda Lúcia Bertell (Studio Guglielma)
Profª Drª Maria da Conceição Passeggi (UFRN)
Coordenadora: Profª Ms. Lívia Fernanda Nery

Dia 25
8:30 às 12h ? Mesa de Debate: Família, Infância e Educação
Profª Drª Maria Lídia Pessoa
Profª Cinzia Albertini (Prefeitura de Verona)
Pós-graduanda Dinha Rodrigues (UNIVR)
Coordenador: Prof. Dr. Antonio de Pádua Lopes (UFPI)

12h às 14h ? Intervalo

14h às 18:30h ? Mesa de Debate: Juventudes, Políticas Públicas e Protagonismos
Psicóloga Rosanna Fogliata (Regional de Saúde ? Veneto)
Profª Drª Maria D'Alva Macedo (UFPI)
Profª Drª Kelma do Socorro Lopes (UFC)
Coordenadora: Pós-graduanda Profª Maria Valderez Rubin (SEDUC/ PREMEN)

Dia 26
8:30h às 12h ? Mesa de Debate: A economia como processo de empoderamento e de auto-formação de mulheres.
Pós-graduanda Roberta Del Bene (UNIVR e Studio Guglielma)
Profª Drª Jaíra Maria Alcobaça (UFPI)
Profª Drª Diomar das Graças Mota (UFMA)
Coordenador: Prof. Ms. Jânio Jorge Vieira (UESPI)