Reitor deseja que excluídos do PSIU não sejam prejudicados

13/01/2006 16:04

A UFPI divulgou, nesta sexta-feira (13), nova lista de aprovados no Programa Seriado de Ingresso na Universidade ? PSIU 2005. A nova listagem substitui o resultado divulgado inicialmente na terça-feira (9), mas o reitor da UFPI, professor Luiz Santos Júnior, deseja que nenhum aluno seja prejudicado.

O erro da Comissão Permanente de Vestibular ? COPEVE ocorreu na totalização dos escores: houve uma troca no valor do peso aplicado para a prova de Língua Estrangeira. Foi atribuído peso 4 e não 2 como definido no edital 03 e 04/2005 ? UFPI para este PSIU.

Identificado o erro, houve retificação por parte da Comissão que formulou nova lista de aprovados a partir da retotalização de escores. Neste novo resultado, 75 candidatos, inicialmente classificados, foram excluídos. E, consequentemente, novos 75 nomes foram acrescentados.

Devido a isso, o reitor convocará o Conselho Universitário - CONSUN, órgão máximo de deliberação da UFPI, para discutir um mecanismo legal que permita absorver os candidatos inicialmente aprovados, mas que ficaram de fora da nova lista. A medida a ser discutida pelo Conselho deverá priorizar a manutenção do mérito (quantidade de escores), a lisura do certame e não contrariar a legislação que norteia o concurso vestibular.

Inicialmente, o Conselho estudará a viabilidade de abrigar estes candidatos excluídos nas vagas remanescentes que a Universidade possui e que normalmente seriam destinadas para ingresso por transferências e portadores de curso superior. A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação já possui estudo que aponta quantidade suficiente de vagas para o número de candidatos em questão.

Por Helenilda Nunes