Ações da UFPI são destaque no portal do MEC

05/01/2006 17:10

A Universidade Federal do Piauí ? UFPI é destaque, desta terça (3), no sítio do Ministério da Educação ? MEC. O portal divulga em sua página principal as ações da Universidade no sentido de expandir e interiorizar suas atividades. O projeto receberá o investimento de R$ 20 milhões do Governo Federal, sendo R$ 10 milhões em 2006 e R$ 10 milhões em 2007.

O convênio foi assinado pelo reitor da UFPI, professor Doutor Luis Santos Júnior, em solenidade com a presença do presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, oportunidade em que o reitor discursou em nome de todas as universidades envolvidas na expansão. O Presidente falou da importância de garantir conhecimento e progresso para o interior do país. Já o professor Júnior, entende que este é um momento único para o fortalecimento das universidades federais.

O Piauí investirá em três campi. Sendo a criação do campus Professora Cinobilina Eva, no município de Bom Jesus do Gurguéia, com cursos de engenharia agronômica, medicina veterinária, zootecnia e engenharia florestal. E também o fortalecimento dos campi Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos e Ministro Reis Veloso, em Parnaíba.

O campus de Picos, que hoje conta com dois cursos, ganhará os cursos de licenciatura em matemática e história, sistemas de informação, bacharelado em nutrição, enfermagem, administração e ciências contábeis. Já em Parnaíba, onde atualmente são apenas quatro cursos, serão implantados psicologia, licenciatura em matemática e os bacharelados em administração hoteleira, fisioterapia e biomedicina.

Para atender a demanda dos 19 novos cursos, a UFPI criará 255 vagas para professores e 173 para técnicos. O MEC está investindo R$ 500 milhões em universidades federais por todo o país com recursos do plano de expansão da rede federal de educação superior.

Por Helenilda Nunes