UFPI aprova junto ao CNPq/Casa Civil o projeto Casa Brasil

05/01/2006 11:41

A Universidade Federal do Piauí aprovou junto ao CNPq/Casa Civil um projeto de Inclusão Digital e Social (Casa Brasil) que funcionará no Espaço Cultural Noé Mendes para atender a população carente dos bairros que estão nas vizinhanças deste Campus. Este consta inicialmente de um laboratório de informática, de uma ambiente de produção de multimídia, de uma oficina de hardware, de uma sala de leitura, de um auditório e de uma minibiblioteca. O projeto foi elaborado  pelos professores Gildásio Guedes Fernandes e Newton Freitas e será supervisionado pelo Magnífico Reitor Prof. Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior e terá opoio operacional do Setor de Informática através da Analista de Sistamas Marineide Gomes Ferreira.

O Casa Brasil é projeto de pesquisa de Inclusão Digital e Social e visa analisar a perspectiva de melhoria de qualidade de vida da população ativa local, a partir da inserção da unidade da Casa Brasil, tendo como objetivo principal proceder avaliação inicial e avaliações temporais, visando analisar o impacto do Projeto Casa Brasil na inserção da comunidade local na universalização do acesso e do uso intensivo da tecnologia da informação contra a miséria, visando também, a autonomia coletiva dos segmentos socialmente excluídos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Promover a emancipação dos cidadãos proporcionando a universalização do acesso aos meios, ferramentas, conteúdo e saberes da Sociedade do Conhecimento através das tecnologias da informação e comunicação, bem como:

1. Trabalhar para a redução da desigualdade social;
  2. Viabilizar a apropriação autônoma e livre das novas tecnologias;
  3. Estimular o desenvolvimento da cidadania ativa;
  4. Fortalecer as ações das organizações da sociedade civil e a participação popular;
  5. Contribuir para a formulação de políticas públicas mais eficazes e justas;
  6. Promover a integração da comunidade, estimulando o lazer, a cultura e o convívio social;
  7. Democratizar as comunicações;
  8. Proporcionar um espaço para a manifestação cultural local e regional;
  9. Estimular e difundir o hábito de leitura;
  10. Divulgar a ciência;
  11. Promover inclusão digital e preparação para o mundo do trabalho através dos Laboratórios de Montagem e Manutenção de Equipamentos de Informática;
  12. Proporcionar à comunidade a oportunidade de criar e editar conteúdo multimídia;
  13. Promover o acesso da população às Unidades Bancárias;
  14. Promover a divulgação e o acesso aos Programas do Governo Federal através das unidades locais do PROJETO CASA BRASIL e do Portal Casa Brasil.

Veja mais informações, em nível nacional, no site do Casa Brasil: http://www.iti.br/twiki/bin/view/Main/CasaBrasil