Tem início o 2º Seminário de Avaliação da UFPI

04/01/2006 14:09

Na manhã desta quarta-feira (04) foi realizada a primeira etapa do 2º Seminário de Avaliação da Gestão da UFPI com o objetivo de fazer um balanço dos projetos empreendidos pela atual gestão em 2005 e a elaboração de novas metas para este ano.

Durante a manhã de hoje o reitor da UFPI, professor Luiz Santos Júnior, falou sobre sua satisfação pelo reconhecimento do empenho da atual administração pelo Ministério da Educação, diante da liberação de 20 milhões de reais para o projeto de expansão da UFPI.

?Mostramos que somos capazes, agora precisamos nos empenhar para promover a internacionalização da universidade e desenvolver mais projetos e parcerias?, afirmou. O reitor também propôs a discussão acerca dos conteúdos programáticos dos cursos de graduação, a exemplo de outras universidades que utilizam currículos flexíveis.

Durante toda a manhã foram apresentados números e estatísticas de 2005 como indicadores dos resultados obtidos. A Pró-Reitora de Ensino de Graduação, professora Carmesina Gurgel, apontou uma queda na evasão de estudantes, revelada pelo aumento na quantidade de formandos por semestre.

O professor Fernando Aécio, Pró-Reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, falou sobre as políticas de permanência estudantil da UFPI, bem como sobre a reforma da Residência Universitária e do Restaurante Universitário, obras realizadas a fim de melhor atender aos estudantes.

No decorrer do Seminário, o Diretor do Hospital Universitário, professor Carlos Iglézias, fez uma breve explanação sobre o Plano de Gerenciamento traçado para que o hospital tivesse suas atividades otimizadas.

Em seguida, o professor João Macedo de Sousa, diretor do Hospital Veterinário Universitário, falou sobre o crescimento das pesquisas realizadas em Ciência Animal e a expectativa de dobrar o número de atendimentos neste ano.

A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Acelina Martins, ressaltou a criação do primeiro doutorado institucional da UFPI em Ciência Animal e falou sobre o crescimento da pesquisa na UFPI, evidenciada principalmente pela concessão de bolsas de incentivo à pesquisa por programas como CNPq e PIBIC.

O professor Manoel Teófilo Maia, membro da Comissão Permanente de Vestibular (COPEVE), apontou dados sobre o Programa Seriado de Ingresso na Universidade ? PSIU 2005, que contou com um maior número de inscritos. Este ano a COPEVE também passou a realizar concursos públicos tanto na capital quanto em cidades do interior.

Por último, o diretor do Setor de Informática, professor Gildásio Guedes Fernandes, apresentou um vídeo sobre os projetos desenvolvidos em 2005, a criação do novo site da UFPI e a revitalização da incubadora de empresas de base tecnógica (INBATE).

À tarde será discutida a participação da Extensão Universitária no contexto social e comunitário, a atuação da Biblioteca Carlos Castelo Branco no contexto acadêmico e social do Piauí, além de outros temas. A programação do Seminário será encerrada às 17 horas com o lançamento da Revista da UFPI, cuja temática é ?Inclusão Social?.

Por Cristal Sá