MEC divulga que UFPI investirá R$ 20 milhões em novos campi

03/01/2006 16:03

MEC divulga em seu portal o investimento que a Universidade Federal do Piauí fará em novos campi, veja abaixo a reportagem:

"A Universidade Federal do Piauí (UFPI) investirá R$ 10 milhões este ano e outros R$ 10 milhões em 2007 na criação do campus Professora Cinobilina Elva, em Bom Jesus do Gurguéia, e na consolidação dos campi Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos, e Ministro Reis Veloso, em Parnaíba. Os recursos serão utilizados também na compra de equipamentos e mobiliário.

Convênio nesse sentido foi assinado pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, e pelo reitor da UFPI, Luiz Santos Júnior, em 28 de dezembro do ano passado, no Palácio do Planalto. ?Este é um momento ímpar para o fortalecimento das universidades federais?, afirmou Santos Júnior. Para ele, novos cenários serão criados com a expansão e interiorização das universidades federais. Durante a solenidade, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, salientou que é preciso fazer chegar ao interior não apenas o conhecimento, mas o progresso.

Os recursos são provenientes do plano de expansão da rede federal de educação superior. Serão contratados 255 professores e 173 técnicos para os três campi. A UFPI passará a oferecer, este ano, 19 novos cursos de graduação e 1,9 mil vagas. O campus de Bom Jesus do Gurguéia oferecerá cursos de engenharia agronômica, medicina, veterinária, zootecnia e engenharia florestal. O de Picos, que tem apenas os de pedagogia e letras, terá os de licenciatura em matemática (diurno e noturno); licenciatura plena em história (diurno e noturno); sistema de informação; bacharelado em nutrição; bacharelado em enfermagem; bacharelado em administração (diurno e noturno) e bacharelado em ciências contábeis (diurno e noturno). Já o campus de Parnaíba, que hoje tem quatro cursos, ganhará, até 2008, os de bacharelado em administração (hotelaria); licenciatura em matemática (diurno e noturno); psicologia; bacharelado em fisioterapia e bacharelado em biomedicina.

O MEC está investindo R$ 500 milhões na expansão e interiorização das universidades federais em todo o país. Desses recursos, R$ 192 milhões foram repassados em 2005. Outros R$ 137,3 milhões serão aplicados este ano. Para 2007, serão R$ 129,1 milhões.

Repórter: Súsan Faria"

Veja mais informações no site do MEC: http://portal.mec.gov.br/