Ações Realizadas no ano de 2005 pelo Setor de Informática

03/01/2006 09:57

O Setor de Informática da UFPI é órgão suplementar vinculado diretamente ao Gabinete do Reitor em nível de assessoramento, coordenação e avaliação das ações de informática no que diz respeito ao processamento eletrônico de dados e ao apoio para o funcionamento de equipamentos computacionais adquiridos pela UFPI.

Neste ano de 2005, contando com o apoio de diversos setores da UFPI, principalmente do Magnífico Reitor Prof. Dr. Luiz de Souza Santos Júnior e da Pró-Reitoria de Administração, através de seus diversos setores, o Setor de Informática (SETINFO) e o Núcleo de Processamento de Dados (NPD), apresentam os seguintes resultados:

1. PROJETOS: Obtenção de R$ 808.800,00 em recursos externos.

1. Apresentação do novo site da UFPI (em desenvolvimento contínuo).
    2. Infraestrutura Computacional para Apoio à Pesquisa: usando software livre para produzir conhecimento. (Aquisição de 300 microcomputadores e outros equipamentos de rede no valor de R$ 518.800,00).
    3. Casa da Cidadania e da Inclusão Digital: Subprojeto do Casa Brasil/ CNPq. (Instalação dos seguintes ambientes: telecentro, espaço multimídia, auditório, sala de leitura, oficina de rádio e laboratório de informática - aproximadamente R$ 250.000,00 para o primeiro ano).
    4. Revitalização da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (INBATE) (aproximadamente R$ 40.000,00, vindos do SEBRAE).

2. SERVIÇOS: Aplicação de R$ 57.000,00 em melhorias para infra-estrutura.

1. Reforma completa das dependências do NPD. (em torno de R$ 7.000,00).
    2. Novos cursos de extensão para a comunidade da UFPI: Curso operador de microcomputador, qualificação de servidores e alunos, (200 vagas).
    3. Instalação da internet na CAC e Residência Universitária (em torno de R$ 20.000,00), e instalação de softwares em 120 novos micros.
    4. Novo sistema de alimentação de energia alternativa do NPD (no-break´s e baterias e sistemas de refrigeração) - aproximadamente R$ 30.000,00.
    5. Em média, 1.500 atendimentos à comunidade da UFPI para solução de pequenos problemas (em torno de 150 chamadas por mês).

3. ATIVIDADES PERMANENTES: Atendimento de 1.500 chamadas ao ano.

1. Programação, manutenção e alimentação do site da UFPI.
    2. Manutenção do sistema de controle Acadêmico da Graduação.
    3. Manutenção do sistema de Protocolo.
    4. Desenvolvimento do sistema de Controle Acadêmico da Pós-Graduação.
    5. Apoio ao funcionamento da Rede de Comunicação de Dados da UFPI.

METAS SETINFO/NPD 2006/ 2008:

1. Aumentar a Velocidade do Link UFPI/FAPEPI de 4 Mbps para 48 Mbps, melhorando nosso acesso à Internet.
  2. Customizar uma sala de Videoconferência.
  3. Aumentar em até 9 vezes a velocidade de processamento do Backbone central da rede de computadores.
  4. Incluir novos ninhos de rede (8).
  5. Colocar No-Break em todos os Rack?s.
  6. Adicionar 500 novos pontos na rede.
  7. Treinar pessoal para operar no ambiente de software livre.
  8. Efetuar cursos de capacitação para os técnicos do NPD.
  9. Reestruturar a Base de Dados da UFPI: Projeto em andamento com objetivo de integrar os diversos sistemas existentes com uma única base de dados (intranet).
  10. Implantar o projeto Casa da Cidadania e da Inclusão Digital: Subprojeto do Casa Brasil/ CNPq. (Inclusão Social e Digital).
  11. Implantar o Projeto de Infraestrutura Computacional para Apoio à Pesquisa: usando software livre para produzir conhecimento. (Inclusão digital e Técnica).
  12. Implantar, de forma definitiva, a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (INBATE).
    13. Contribuir com a implantação da modalidade de Ensino a Distância (EAD) na UFPI. (cursos de extensão e de graduação).
  13. Implantar o sistema de Controle Acadêmico para a Pós-Graduação e o sistema de controle das atividades da Pró-Reitoria de Extensão.
  14. Apoiar a revitalização do setor de esportes.